Não importa se você dirige carros da Fiat ou de qualquer outra marca, uma coisa é comum a todos os motoristas: saber como proteger a pintura do seu carro e evitar desgaste acelerado. Ter isso em mente é vital para qualquer motorista, especialmente para aqueles que querem manter os carros valorizados para uma futura revenda ou troca.
Hoje em dia, a Tabela Fipe mostra que a maior parte do valor dos carros vai embora nos primeiros anos de uso, especialmente os 3 primeiros. Por isso, é importante ter em mente que, depois desse período e com uma revisão bem feita, o veículo já não perde tanto valor assim. As maiores perdas acontecem justamente com descuidos com o carro, do tipo que afetam sua lataria.
Quer aprender como proteger a pintura do seu carro e evitar desgaste acelerado? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
Como proteger a pintura do seu carro e evitar desgaste acelerado em 5 passos
1. Cuidado com a lavagem
Um dos principais pontos de problemas na pintura de um carro está na lavagem do automóvel. Dependendo de como ela é feita, a lavagem pode gerar manchas na lataria ou fragilizá-la a ponto de outros tipos de danos surgirem.
Por exemplo, um carro que é lavado, mas não secado corretamente, pode ficar com a pintura toda manchada. Isso acontece porque a água da torneira, usada na limpeza, tem um pouquinho de calcário e esse material mancha a lataria do carro quando ela seca naturalmente.
Além disso, certos produtos químicos podem causar atritos na pintura e danificá-la. Por isso, quando for lavar o carro, use apenas água, detergente neutro e uma esponja macia. Para secar, um pano que não seja muito áspero e que esteja limpo.
2. Use a cera na frequência certa
Encerar o carro é uma maneira de manter a sua pintura mais protegida e viva. Além de ter um efeito visual muito interessante, a cera ainda atua como uma barreira protetora contra pequenos arranhões e outros problemas.
Para isso, no entanto, é importante aplicar a cera do jeito certo e na frequência correta. Dessa forma, compre um bom produto e analise bem as suas instruções de uso, bem como a frequência de aplicação. Respeite o ritmo de aplicação e mantenha a sua pintura sempre muito bem protegida.
3. Tenha produtos específicos para carros
Muita gente acaba usando produtos na lataria do carro que não são indicados para isso. Em muitos casos, são até receitas caseiras que não foram apropriadamente testadas e nem contam com comprovação de que realmente trazem benefícios.
Os equipamentos e produtos que realmente foram testados e que trazem benefícios comprovados são aqueles que são indicados para o uso em carros. Isso inclui produtos para a lavagem do automóvel, bem como para encerar e fazer outros processos de proteção da lataria.
4. Use a capa de proteção
A capa de proteção para carros pode ser uma ferramenta muito importante para conservar a lataria do automóvel, especialmente em certos contextos. Por exemplo, no litoral a capa de proteção é uma barreira física importante contra os efeitos da maresia, que pode corroer a lataria do veículo.
No entanto, a capa de proteção pode ter alguns elementos que riscam o carro, especialmente se for colocada todos os dias. Por isso, é importante usá-la, mas com cuidado e parcimônia. Por exemplo, vale a pena instalá-la se você for passar o fim de semana em casa, se o carro está estacionado no sol ou se vai ficar muito tempo com ele parado.
5. Use a cristalização e vitrificação
Existem dois processos específicos que podem ser realizados para proteger mais a pintura do carro e realçá-la. O primeiro deles é a cristalização, um procedimento que é feito em oficinas mecânicas e que consiste na aplicação de uma resina específica na lataria do carro, aumentando a proteção e a durabilidade da pintura, dando também um brilho mais intenso.
Já a vitrificação é o processo de aplicar vidro líquido na lataria do carro, gerando uma película de vidro que protege a pintura de vários elementos físicos externos, como sujeira, seiva de árvore e raios do Sol. Além disso, a lataria do carro se torna hidrofóbica (repele água) e ganha mais brilho.
Os dois processos podem ser usados para proteger fisicamente a pintura do carro e realçar a sua beleza. Em ambos os casos, elas tendem a valorizar o automóvel para uma futura revenda.
Pronto! Essas são as dicas mais básicas de como proteger a pintura do seu carro e evitar desgaste acelerado do seu veículo. Com esses cuidados, ficará muito mais fácil manter o valor do seu automóvel e permitir que ele seja vendido no futuro por um preço acima da média do mercado, trazendo mais lucros e ganhos para você, especialmente na hora de comprar um novo.
Quais desses cuidados você já faz? Comente abaixo!
Comentários 1