Não são poucas as doenças bucais que podem acometer o ser humano. Elas estão relacionadas com uma série de fatores como hábitos, genética e patógenos naturais.
A saúde geral de um indivíduo consiste em um estado de bem-estar completo tanto físico quanto mental e social.
Tendo isso em vista, este artigo visa apresentar as principais doenças que podem atingir o trato oral de uma pessoa, quais as suas causas, sintomas, consequências para a vida de um indivíduo e seus tratamentos.
Saúde bucal e sua relação com a saúde mental
O sorriso é o cartão de visita quando se trata de aparência, uma arcada uniforme, harmônica e com um belo branco tendem a fazer com que todos se sintam mais confiantes nas relações interpessoais e profissionais.
As lentes de contato para dentes foram desenvolvidas pensando na estética do sorriso, sendo uma forma artificial de manter o sorriso com o padrão escolhido pelo cliente.
Esse é um dos procedimentos mais realizados nos últimos tempos para garantir o sorriso perfeito, que é almejado pela maioria das pessoas, também é conhecido como facetas laminadas.
Portanto, é sempre de extrema importância um correto acompanhamento com o profissional odontológico, que será o responsável por instruir sobre os hábitos corretos de higiene, como a correta escovação e uso de fio dental, além de realizar exames clínicos ou laboratoriais.
O uso do aparelho dental de porcelana pode ser recomendado para corrigir defeitos estruturais.
Obter um diagnóstico precoce costuma ser um dos principais métodos de evitar doenças. Sendo assim, vamos conhecer a seguir algumas delas:
- Cárie
Uma das mais conhecidas e também uma das que mais ocorre no mundo, a cárie é uma doença bacteriana que se caracteriza por gerar placas a partir deste acúmulo de bactérias naturais da boca.
Essas placas por sua vez penetram no esmalte do dente, atingindo até mesmo as partes mais profundas se não tratadas há tempo.
Sintomas
A dor no dente é o principal indicativo de que pode existir placas bacterianas, entretanto outros sintomas secundários podem ser observados como:
- Sensibilidade;
- Manchas;
- Gengiva inchada ou dolorida;
- Presença de pequenos furos na superfície do dente;
- Maior incômodo ao comer alimentos quentes ou frios.
A cárie costuma ser um problema silencioso na sua fase inicial, não gerando sintomas, portanto percebidas apenas em um estágio mais avançado, sendo preciso procurar imediato atendimento no qual o dentista realizará os procedimentos necessários.
O uso de lentes de contato dentária é recomendado após uma avaliação minuciosa junto a um profissional, para que o procedimento seja realizado de maneira segura e entregue o resultado que você espera.
O tratamento é realizado com uma restauração do tecido afetado, removendo a cárie e aplicando resina para fechar o buraco deixado. Em casos extremos pode ser preciso o tratamento do canal, conhecido como obturação.
- Gengivite
Outra doença bucal comum é a gengivite, também muito frequente em casos de má higienização, pois se caracteriza pelo acúmulo de placas bacterianas e tártaro entre os dentes, atingindo e gerando inflamação da gengiva.
Dentre as principais causas da inflamação estão o consumo de alimentos industrializados e com grande quantidade de açúcar, Fumo, diabetes não tratada, uso de aparelho como aparelho de porcelana, que requerem cuidados redobrados com a higienização.
Sintomas
Os principais sintomas da gengivite incluem:
- Gengiva inchada e com vermelhidão;
- Sangramento ao escovar e passar fio dental;
- Gengiva retraída dando aspecto de dentes mais longos;
- Mau Hálito.
O tratamento para a gengivite em seu estágio inicial, pode ser feito em casa reforçando a higienização com a finalidade de eliminar as placas que estão se acumulando no local.
Entretanto, se a placa já estiver muito endurecida, a escovação torna-se dolorosa, sendo necessário procedimentos com ferramentas adequadas de limpeza.
- Halitose
A halitose é uma condição em que a pessoa exala um odor desagradável pela boca, conhecido popularmente como “bafo”.
Atingindo cerca de 30% da população brasileira, a principal origem é o acúmulo de saburra, dando uma coloração esbranquiçada na língua, significando um depósito de bactérias no local.
Normalmente relacionada a má higienização como escovar a língua, também pode ter origem com doenças crônicas como:
- Diminuição da produção de saliva;
- Alterações estomacais;
- Diabetes não tratada.
O tratamento depende da especificidade do problema, se for acúmulo bacteriano na língua uma correta higienização deve funcionar. Se estiver relacionada a outras doenças, o dentista recomendará que o paciente passe com um especialista a fim de tratar a origem.
O principal aliado de uma saúde bucal em ordem, é portanto os cuidados que devem ser tomados ao longo da vida, como correta higienização e acompanhamento periódico com um dentista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.
Credito da imagem: Médico foto criado por pressfoto – br.freepik.com
Comentários 1