À medida que os sistemas O que é a medicina integrativa?globais de saúde sentem a pressão de custos crescentes, a sensibilidade de combinar um pouco da medicina integrativa com os cuidados de saúde nacionais parece lógica e tem se mostrado viável.
Dessa maneira, a especialidade também representa redução de despesas e custos médicos para os hospitais. Como? Focando na prevenção.
O que é medicina integrativa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a medicina integrativa é um novo modelo de cuidado desenvolvido por esse órgão e que insere novas práticas alternativas aos procedimentos tradicionais. A OMS recomenda que todos os governos incluam o método à rede pública. Atualmente, a iniciativa tem maior destaque em áreas como oncologia, cardiologia, dores e pediatria.
A medicina integrativa é uma medicina orientada para a cura que leva em consideração a pessoa como um todo, incluindo todos os aspectos do estilo de vida. Ele enfatiza a relação terapêutica entre o médico e o paciente, é informado por evidências e faz uso de todas as terapias adequadas.
Os princípios definidores são:
- Paciente e médico são parceiros no processo de cura;
- Todos os fatores que influenciam a saúde, o bem-estar e a doença são levados em consideração, incluindo mente, espírito e comunidade, bem como o corpo;
- Ao lado do conceito de tratamento, os conceitos mais amplos de promoção da saúde e prevenção de doenças são fundamentais.
Quando a Medicina Integrativa é indicada?
A medicina integrativa necessita que o atendimento seja mais terapêutico, independente da sua área de atuação. Ao invés de dar um diagnóstico rápido, é importante perguntar quando os sintomas começaram a surgir, quando eles aparecem e o que o paciente faz para se sentir melhor. Fazendo isso, você tira o foco da doença e coloca na pessoa.
A medicina integrativa pode ser indicada para pacientes com diagnóstico de câncer, pacientes que apresentem dor nas costas, dor de cabeça, ansiedade, depressão, insônia, doenças respiratórias e alérgicas, dores agudas e crônicas, depressão, autismo entre outros. Lembrando que para cada patologia é necessário um tratamento diferente dentro da medicina integrativa.
Medicina integrativa benefícios
Antes de qualquer coisa, importante ter em mente o que é a medicina integrativa. Por exemplo, essa medicina aborda o gerenciamento da dor da artrite usando uma combinação de tratamentos médicos ocidentais convencionais e tratamentos alternativos. Os tratamentos alternativos sugeridos geralmente incluem acupuntura, manipulação manual, massagem terapêutica, nutrição e várias formas de exercício, como ioga. Os tratamentos médicos ocidentais convencionais (medicina ocidental) podem incluir medicamentos de venda livre e prescritos, fisioterapia e cirurgias.
Em suma, muitas pessoas com dor de artrite descobrem que uma combinação de tratamentos funciona melhor para elas, e encontrar a combinação certa de tratamentos e terapias costuma ser um processo de tentativa e erro.
Portanto, as abordagens da medicina tradicional incluem:
- Fisioterapia que incorpora alongamento regular e fortalecimento dos músculos para ajudar a apoiar as articulações e reduzir a dor, e pode ser aprendida sob a orientação de um fisioterapeuta licenciado;
- Perda de peso para aliviar a pressão nas articulações.
- Veja quão eficaz é a perda de peso para tratar a dor da artrite do joelho?
- Mudanças no estilo de vida, como evitar esportes de alto impacto e usar calçados confortáveis e de apoio;
Medicamentos para dor, como anti-inflamatórios não esteroidais e paracetamol, também podem ajudar a aliviar a dor nas articulações associada à osteoartrite. Pacientes em terapia diária com aspirina devem consultar um médico antes de iniciar suplementos alternativos, como glucosamina e sulfato de condroitina, pois podem contribuir para o sangramento.
Medicina integrativa terapias
Primordialmente, os praticantes dessa medicina devem exemplificar seus princípios e se comprometer com a auto exploração e o autodesenvolvimento. Dessa forma, deixamos alguns exemplos de terapias abordadas pela medicina integrativa:
- Acupuntura;
- Arte terapia;
- Quiropraxia;
- Massoterapia;
- Meditação;
- Terapia musical;
- Saúde Integrativa Pediátrica;
- Ioga.
Medicina integrativa conclusão
Portanto, agora você já sabe que o termo medicina integrativa refere-se a um amplo conjunto de práticas de saúde que não fazem parte da tradição do próprio país ou da medicina convencional e não estão totalmente integradas ao sistema de saúde dominante. Eles são usados alternadamente com a medicina tradicional em alguns países e possuem benefícios específicos para cada terapia.
Comentários 1