Aquela famosa frase “celular no volante, perigo constante” com certeza já foi ouvida pelo menos uma vez na vida por todos os brasileiros, contudo, muitos ainda a ignoram e acham que é apenas uma expressão, mas na verdade não é.
Além de ser extremamente perigoso utilizar o celular enquanto dirige, também é proibido, pois é uma prática vista como infração pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, o uso do celular ao volante é uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil.
Muitos motoristas, seja de carros novos, carros usados, motos, ônibus e todos os tipos de veículos têm dúvidas de como funciona a lei que proíbe o uso de celular no volante, e se você é um deles, leia este artigo até o final, pois aqui eu vou explicar direitinho o que é e o que não é considerado infração a respeito de dirigir usando o celular.
Quais os riscos de dirigir utilizando o celular?
Quando o condutor desvia a atenção do trânsito para verificar o celular, os riscos de causar algum tipo de acidente são muitos, pois as distrações provocadas pelo uso do telefone celular enquanto dirige envolve quatro dimensões: visual, cognitiva, física e auditiva.
No caso da dimensão visual, o condutor do veículo desvia sua atenção do trânsito e da direção para olhar o celular, ou seja, ele desvia o olhar para algo que não é sua principal atividade e preocupação naquele momento.
A dimensão cognitiva é afetada quando o condutor desvia sua atenção para digitar alguma mensagem, pois seu cérebro se volta totalmente para aquilo, e o ato de dirigir se torna, basicamente, “automático”.
No caso da física, quando o condutor retira uma das mãos do veículo para mexer no celular, o controle que ele possui para manusear o volante não é o mesmo, o que é um grande problema quando se trata de dirigir.
E a dimensão auditiva é prejudicada quando o condutor volta a sua atenção para ler uma conversa, ouvir um áudio ou fazer uma ligação, pois os demais sons externos acabam ficando em segundo plano.
Um estudo feito pela Universidade de Virgínia, comprovou que levamos cerca de 23 segundos para verificar a tela do celular, o que basicamente significa andar com seu veículo 380 metros a 60 Km/h sem prestar atenção na via.
Ou seja, caso passe na sua frente uma criança, um animal, outro veículo ou qualquer outra coisa que possa ocasionar um acidente, você não terá tempo suficiente para reagir, e um acidente grave ocorrerá na certa.
Quem diria que 23 segundos poderiam fazer tanta diferença, não é verdade? Mas apesar do grande perigo que usar celular ao volante envolve, ainda vemos no Brasil muitos motoristas mexendo no aparelho enquanto conduzem um veículo.
Dúvidas sobre o que é considerada infração a respeito de utilizar o celular no volante
Existem muitas dúvidas sobre o que é considerada infração a respeito de utilizar o celular enquanto dirige um veículo, pois o uso do celular no volante, pode ser parecido com diversas outras situações que causam distrações e que também podem ocasionar um acidente de trânsito, como mexer no rádio do carro, por exemplo.
Por conta disso, vamos acabar agora com as dúvidas mais comuns que a maioria dos condutores têm a respeito de utilizar o celular no volante.
É permitido o uso do GPS do celular?
Hoje em dia ninguém mais faz o uso de mapas, apenas de GPS para se localizar e ficar mais fácil saber a localização de onde deve ir e, geralmente, o GPS mais utilizado é o que contém nos smartphones das pessoas.
Para poder fazer o uso do GPS do celular sem ser multado, o celular deve estar fixado no painel do veículo e você só pode mexer nele quando estiver com o carro parado e desligado, ou, se outra pessoa que estiver com você estiver te passando as informações.
É permitido utilizar o celular no semáforo com o veículo parado?
Não é permitido usar o celular, mesmo que o sinal do semáforo esteja indicando vermelho para você, não é permitido que você utilize o aparelho enquanto está parado no semáforo, pois você ainda estará controlando o veículo e ficará com sua atenção para o trânsito comprometida.
É permitido usar o celular para atender uma ligação no viva voz?
Essa é uma das dúvidas mais comuns, pois muitos condutores utilizam o bluetooth para atender ligações dentro do veículo em movimento, para poder ficar com as mãos fixas no volante.
Nas normas da CTB não existe nenhuma regra que diz ser proibido atender ligações por bluetooth, portanto você pode fazer isso sem ser multado, mas lembre-se de ficar sempre atento ao trânsito a sua volta, pois ao atender uma ligação você estará com sua capacidade auditiva comprometida.
Comentários 1