Portal abre espaço para que empresários do setor divulguem seus projetos, objetivando parceiros que queiram investir no turismo brasileiro, com excelentes retornos financeiros
Um dos principais destaques do Brasil para atrair investimentos é o turismo. Com uma natureza privilegiada, com serras, litoral extenso, sem falar nos parques e resorts, o país é amplamente conhecido no exterior principalmente em razão da vinda de estrangeiros em todas as épocas do ano. Para melhorar ainda mais a receptividade e também as experiências tanto de turistas de outros países quanto brasileiros, o Governo Federal lançou o portal de investimentos para fomentar o turismo nacional.
Entenda o que é o portal de investimentos
O portal de investimentos para o turismo nacional é um espaço online cujo objetivo é atrair e captar recursos para serem aplicados em projetos que tenham como foco o desenvolvimento econômico por meio do potencial doméstico e internacional.
No portal, há um portefólio digital de vários projetos em todas as regiões brasileiras e ainda um marketplace, aproximando o investidor, empreendedor e poder público. Ao entrar no site, um empresário poderá analisar quais obras são de interesse, sendo uma maneira de promoção sob monitoria do Ministério do Turismo.
Além disso, o portal também reservou espaços que contribuem com a experiência do cliente. Portanto, é possível acessar um guia de utilização que explica todos os procedimentos para o cadastramento de novos usuários e respectivas atualizações de projetos turísticos, abrindo uma permissão no sistema para que investidores possam analisar onde é viável a aplicação de recursos financeiros.
Vantagens ao investir no turismo brasileiro
O Brasil não é um dos principais roteiros turísticos do mundo por acaso. A localização é privilegiada, os atrativos são diferenciados e existem ainda a cultura popular, a culinária, o povo acolhedor, as festas, o turismo religioso, enfim, há muitos motivos para se investir no turismo brasileiro.
Podemos citar ainda que somos um dos 3 hubs mais movimentados da América Latina, sem fronteiras somente com Chile e Equador. Temos um dos litorais mais lindos do mundo, como nordeste e norte de São Paulo, sem falar em outros atrativos ímpares.
Entre eles, podemos citar também que aqui os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão são isentos de vistos, fato que estimula o fluxo de visitantes. Assim, são criadas mais oportunidades de negócios.
A participação do capital estrangeiro na aviação comercial também traz vantagens competitivas, o que atrai mais empresas. Isso porque existem rotas alternativas para as cidades turísticas almejadas e um transporte aéreo com regularidade e qualidade, inclusive com aeroportos em regiões estratégicas.
Investimentos públicos em busca de novas parcerias
O portal de investimentos é apenas um dos muitos exemplos sobre como o setor público contribui com o desenvolvimento de projetos da iniciativa privada. Assim, parcerias nesse sentido contribuem com a melhoria do turismo brasileiro e serão fundamentais no processo de retomada da economia pós pandemia, principalmente após a vacinação da população mundial.
Dentro das novidades, o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) também está contribuindo imensamente com o sucesso de inúmeras startups. Para você ter uma ideia, somente em 2019, 101 companhias de turismo foram beneficiadas através de uma parceria com a Wakalua Innovation Hub.
Além da inovação, a liberdade econômica (Lei 13.874) auxilia com a desburocratização dos processos. Podemos citar ainda a segurança jurídica existente no Brasil e também a paixão que as belezas naturais despertam nos turistas, ou seja, a economia tem tudo para ser amplamente beneficiada com novos investimentos, trazendo renda e geração de empregos.
Portanto, mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia, o turismo brasileiro continua fortalecido e vem abrindo oportunidades para que os investimentos aconteçam em diferentes tipos de projetos, desde a construção de resorts até melhorias em destinos turísticos já conhecidos.
Comentários 1