Movimento estético que preza pelo “menos é mais” consegue visuais elegantes com poucos elementos.
A primeira vez que se ouviu falar em minimalismo para se referir a algo visual foi em Nova York, no fim da década de 1950, quando um grupo de artistas plásticos começou a investigar, de maneira conceitual, a essência das formas e das cores em sua natureza pura, vista a partir do mínimo.
De lá para cá, o minimalismo invadiu diversos outros campos de expressão visual, como a arquitetura, a decoração e, é claro, a moda. No caso da última, não seria arriscado dizer que o minimalismo já pode ser considerado um clássico moderno, vez que seu pensamento influenciou o surgimento de peças clássicas como camisa polo masculina, ao mesmo tempo em que tem se tornado, cada vez mais, um estilo de vida.
Na moda masculina, o minimalismo é uma tendência que une diversos tipos de personalidades. Existem, por exemplo, aqueles que querem reduzir ao máximo a quantidade de peças de roupa e, por essa razão, se aventuram no estilo. Por outro lado, há os que apreciam a composição estética focada em detalhes e conforto.
Seja qual for a motivação para se aderir o estilo, o fato é que o minimalismo vai muito além do básico, podendo e devendo ser um estilo elegante, mesmo com uma apresentação visual mais sóbria.
O famoso corte reto
Uma das principais características de um look minimalista são os cortes retos, nunca ajustados à silhueta do corpo. Esse princípio, é claro, tem fundamento na padronização de peças alfaiataria, uma influência forte de como o minimalismo é construído na moda masculina hoje em dia. De toda forma, o corte reto faz do minimalismo um estilo mais democrático, uma vez que cai bem em corpos de todos os tamanhos e gêneros.
Não abuse das cores
Looks essencialmente minimalistas não trabalham com muitas cores e, exatamente por isso, aqueles monocromáticos, com todas as peças em uma única cor, são verdadeiros curingas do estilo. Mas é possível, claro, incorporar mais de uma cor no mesmo look e continuar sendo minimalista. A única ressalva é: não exagere.
Mas a paleta de cores do minimalismo, vale pontuar, é bem específica e focada especialmente em tons de branco, preto, cinza, azul e algumas de suas variações. Assim, o ideal é que o seu look se concentre nessas cores e nunca tenha mais de três delas em uma mesma composição.
Passe longe das estampas
Estampas e minimalismo não combinam porque as intenções e concepções diferem muito. Enquanto o uso de estampa geralmente visa imprimir uma identidade ou fazer referência a algum aspecto da natureza ou da cultura, o minimalismo preza pela redução desses símbolos ao mínimo. Por essa razão, um look essencialmente minimalista não tem estampas, valendo até mesmo evitar marcações muito grandes com o nome da marca da roupa.
Foco na qualidade do tecido
Mas não mostrar a marca das peças que você está usando não quer dizer que você não aprecie boas peças. Focar na qualidade das peças, aliás, é um princípio minimalista quando falamos de moda masculina. Acontece, entretanto, que marcas que produzem peças minimalistas tendem a não deixar seus logos muito aparentes.
Mas não precisa, é claro, usar roupa de grife para que você consiga um belo look minimalista masculino. Existem diversas marcas, inclusive nacionais, com foco em peças básicas que são ótimas para os minimalistas que, acima de tudo, querem economizar na hora de montar suas composições.
Aposte nos tecidos naturais
E por falar em peças 100% algodão, a nossa última dica para que você monte um look minimalista é a aposta em tecidos naturais. Além de serem extremamente confortáveis, eles também são menos agressivos ao meio ambiente e, nesse ponto em que moda e consciência ambiental começam a se encontrar, isso é de grande valor, sobretudo para os minimalistas. A nossa dica é que você invista em peças de algodão, seda e linho e arrase no seu visual masculino moderno e minimalista.
Comentários 1