O Whey Protein está entre os suplementos mais bem estudados do mundo, e por uma boa razão.
Ela tem um valor nutricional muito alto, e estudos científicos revelaram inúmeros benefícios à saúde.
Aqui estão alguns benefícios para a saúde do Whey Protein que são apoiados por estudos humanos.
É uma excelente fonte de proteína de alta qualidade
Whey Protein é a fração proteica do soro de leite, que é um líquido que se separa do leite durante a produção de queijo. É uma proteína completa e de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais.
Além disso, é muito digerível, absorvido do intestino rapidamente em comparação com outros tipos de proteína. Estas qualidades a tornam uma das melhores fontes dietéticas de proteína disponíveis.
Existem três tipos principais de Whey Protein, concentrada (WPC), isolada (WPI) e hidrolisada (WPH).
O concentrado é o tipo mais comum, e também é o mais barato.
Como suplemento dietético, a proteína do soro de leite é amplamente popular entre fisiculturistas, atletas e outros que querem proteína adicional em sua dieta.
A proteína do soro de leite tem um valor nutricional muito alto e é uma das melhores fontes dietéticas de proteína de alta qualidade. É altamente digerível, e absorvida rapidamente em comparação com outras proteínas.
Promove o Crescimento Muscular
A massa muscular decresce naturalmente com a idade.
Isto geralmente leva ao ganho de gordura e aumenta o risco de muitas doenças crônicas.
Entretanto, esta mudança adversa na composição corporal pode ser parcialmente retardada, prevenida ou revertida com uma combinação de treinamento de força e dieta adequada.
O treino de força associado ao consumo de alimentos ricos em proteínas ou suplementos protéicos tem se mostrado uma estratégia preventiva eficaz.
Particularmente eficazes são as fontes protéicas de alta qualidade, como o soro de leite, que é rico em um aminoácido de cadeia ramificada chamado leucina.
A leucina é o mais promotor de crescimento (anabólico) dos aminoácidos.
Por esta razão, a proteína do soro de leite é eficaz para a prevenção da perda muscular relacionada à idade, bem como para uma melhor força e um corpo mais bonito.
Para o crescimento muscular, a proteína do soro de leite mostrou ser ligeiramente melhor comparada a outros tipos de proteína, como caseína ou soja.
Entretanto, a menos que sua dieta já esteja com falta de proteína, os suplementos provavelmente não farão uma grande diferença.
A proteína do soro de leite é excelente para promover o crescimento e a manutenção muscular quando associada ao treinamento de força.
Pode baixar a pressão sanguínea
A pressão arterial anormalmente alta (hipertensão arterial) é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.
Numerosos estudos relacionaram o consumo de produtos lácteos com pressão arterial reduzida.
Este efeito tem sido atribuído a uma família de peptídeos bioativos em laticínios, os chamados “inibidores de enzimas de conversão de angiotensina.
Nas proteínas do soro de leite, os inibidores da ACE são chamados de lactoquininas. Vários estudos com animais demonstraram seus efeitos benéficos sobre a pressão arterial.
Um número limitado de estudos em humanos investigou o efeito das proteínas do soro de leite sobre a pressão arterial, e muitos especialistas consideram as evidências inconclusivas.
Um estudo em indivíduos com sobrepeso mostrou que a suplementação proteica do soro de leite, 54 g/dia durante 12 semanas, diminuiu a pressão arterial sistólica em 4%. Outras proteínas do leite (caseína) tiveram efeitos semelhantes.
Isto é apoiado por outro estudo que encontrou efeitos significativos quando os participantes receberam concentrado de proteína de soro de leite (22 g/dia) por 6 semanas.
Entretanto, a pressão sanguínea diminuiu apenas naquelas que tinham a pressão sanguínea alta ou ligeiramente elevada para começar.
Nenhum efeito significativo na pressão sanguínea foi detectado em um estudo que utilizou quantidades muito menores de proteína de soro (menos de 3,25 g/dia) misturada em uma bebida láctea.
Whey Protein pode reduzir a pressão sanguínea em pessoas com pressão sanguínea elevada. Isto é devido aos peptídeos bioativos chamados lactokininas
Pode ajudar a tratar a diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada por alto nível de açúcar no sangue e função prejudicada da insulina.
A insulina é um hormônio que supostamente estimula a absorção de açúcar no sangue pelas células, mantendo-o dentro de limites saudáveis.
A proteína do soro de leite foi considerada eficaz na moderação do açúcar no sangue, aumentando tanto os níveis de insulina quanto a sensibilidade aos seus efeitos.
Quando comparada com outras fontes de proteína, tais como clara de ovo ou peixe, a proteína do soro de leite parece ter a vantagem.
Estas propriedades da proteína do soro de leite podem até ser comparáveis às de drogas diabéticas, como a sulfonilureia.
Pode ajudá-lo a perder peso
O aumento do consumo de proteína é uma conhecida estratégia de perda de peso.
Comer mais proteína pode promover a perda de gordura por:
- Supressão do apetite, levando à redução do consumo de calorias
Impulsionar o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias
Ajudando a manter a massa muscular ao perder peso
Whey Protein demonstrou ser particularmente eficaz, e pode ter um efeito superior na queima de gordura e saciedade em comparação com outros tipos de proteína
Comentários 1