Como melhorar o score do seu cartão de crédito? Saiba quais as principais dicas para subir a pontuação e obter melhores ofertas de crédito.
Aumentar o score é um processo que, apesar de simples, não é tão rápido quanto as pessoas gostariam. Como o score é uma avaliação financeira, as ações para conseguir o aumento não possuem efeito imediato. É preciso ser paciente e não desistir do processo.
Ademais, ter uma boa pontuação no score não garante que a pessoa tenha seu crédito aprovado, pois cada empresa possui seu próprio critério de análise. Inclusive, algumas empresas podem simplesmente não consultar o score de uma pessoa na hora de oferecer crédito para ela.
O primeiro passo é ligar para o número de telefone da empresa de seu cartão para saber quais as condições, caso deseje aumentar o limite. Dependendo da situação, até mesmo com um score baixo, você pode obter uma melhor proposta, desde que pague as contas em dia.
Mas, se você busca melhorar o seu score para obter ofertas de crédito de diversas empresas, realizar um financiamento, entre outros, mas não sabe como fazer isso, leia este texto e veja como resolver esse problema.
Dicas para aumentar o Score
A seguir, veja algumas dicas importantes para aumentar o seu score:
Limpar o nome
Um dos pontos importantes para que alguém aumente o seu score é ter o nome limpo. É preciso acionar os credores e negociar as dívidas atrasadas para que o pagamento seja feito. Para quem visa aumentar o score, limpar o nome deve ser prioridade.
Se a pessoa não resolver esse problema, dificilmente o mercado terá uma boa impressão sobre ela, o que dificultará muito o aumento de seu score.
Uma boa dica para evitar que as pessoas se endividem é montar um planejamento financeiro e sempre poupar uma parte da renda líquida. Inclusive, o site da Serasa possui algumas dicas interessantes para quem busca organizar suas finanças. Com isso, a pessoa terá mais chances de pagar suas contas em dia.
Se a pessoa limpou o nome recentemente e o score dela ainda não subiu, ela precisa ter calma. A partir do momento em que as dívidas estão pagas, basta manter a pontualidade nos pagamentos e evitar atrasos ao máximo. Dessa forma, os credores verão que o comportamento inadimplente mudou e a pessoa terá o aumento de seu score.
Para resumir, se uma pessoa quer aumentar o seu score, ela precisa quitar suas dívidas, evitar ao máximo atrasá-las e manter esse comportamento pelo máximo de tempo possível.
Não atrasar o pagamento de contas
Como foi dito anteriormente, pagar as contas em dia é fundamental para ter o aumento de seu score. Uma boa dica para não esquecer esse compromisso é colocar as contas no débito automático. Para fazer isso, basta fazer uma solicitação às empresas de energia elétrica, telefonia e gás.
Atualmente, muitas empresas já oferecem essa facilidade. Dessa forma, o indivíduo não corre o risco de esquecer uma das contas e ficar com o nome negativado por causa disso.
Vale lembrar que não é possível pagar para aumentar o próprio score ou de qualquer outra pessoa. Se alguém oferecer esse tipo de serviço, recuse, pois isso com certeza é um golpe. Jamais acredite em quem promete aumentar o score de alguém.
Mantenha os dados atualizados na Serasa
Atualizar os dados pessoais na Serasa é extremamente importante para o aumento do Score. Quanto mais atualizadas estiverem as informações básicas do indivíduo (idade, endereço e telefone, por exemplo), mais confiável será o cadastro da pessoa.
Vale ressaltar que a Serasa deve ser comunicada sempre que o indivíduo alterar alguma dessas informações. Caso a pessoa não goste de fazer as coisas online, ela pode alterar os dados, indo pessoalmente até uma das agências da Serasa.
Evite ter vários cartões de crédito
Ter cartões de crédito em excesso pode ser um problema, pois quem solicita vários cartões pode perder pontos em seu score. Pedir o aumento do limite também não é aconselhável.
Para não ter problemas com o score, o ideal é deixar a própria financeira decidir quando deve ou não aumentar o limite do cartão. Isso também vale para obtenção de novos cartões de crédito.
Mesmo assim, se a pessoa já tem um cartão com bom limite, o mais recomendado é recusar o novo cartão que a financeira sugeriu. Nesse caso, é melhor focar em um único cartão e trabalhar para que a empresa ofereça mais limite nele. Com isso, haverá mais chances do indivíduo ter um aumento na pontuação do score.
É bom lembrar que pedir cartões e aumento de limite repetidas vezes baixa o score do indivíduo. Isso acontece como medida de segurança, para impedir que pessoas mal-intencionadas consigam usar os dados de alguém caso eles tenham sido roubados. Com o score baixo, as financeiras rejeitam os pedidos de cartão e, com isso, impedem possíveis fraudes.
Se, por acaso, você solicitou o aumento de limite por telefone para empresa, ou até mesmo um novo cartão e foi rejeitado, espere ao menos seis meses para tentar outra vez.
Comentários 1