O diagnóstico de câncer pode ser desolador. Mas, dependendo do tipo e do tempo em que foi descoberto, o tratamento pode ser eficaz e garantir uma vida longeva. Assim, existem etapas que devem ser alcançadas com acompanhamento médico e odontológico para controle e cura da condição.
Há diversos tipos de câncer conhecidos pelos profissionais de medicina, incluindo alguns que atingem a região que compreende a área da odontologia, como:
- Boca;
- Laringe;
- Bucomaxilo facial;
- Sistema gástrico.
Por se tratar de uma doença que se alterna constantemente, sendo alvo de estudos e pesquisas por causa das modificações que impõe a multiplicação de células alteradas, diferentes métodos de tratamento também são avaliados.
Isso porque é essa ação de multiplicação que resulta em células cancerosas, que podem vir a ser conhecidas como tumores.
Na prática, o quadro se apresenta em três estágios, sendo eles de: iniciação, promoção e progressão.Dessa forma, é preciso estar com o check-up sobre a saúde em dia, realizando exames contínuos junto a médicos especializados.
A visita ao consultório odontológico também é válida, pois muitas vezes uma pequena ferida na gengiva pode ser indício de que algo está errado com o corpo humano.
O diagnóstico precoce é uma das melhores armas contra o câncer, o que ajuda a aplicar um tratamento apropriado e evitar que ele alcance os estágios além da iniciação.
Correção dos dentes não causa problemas
O câncer provoca diversas alterações no corpo humano, atacando o sistema imunológico e prejudicando seriamente as partes moles da boca, como a gengiva e as bochechas internas.
Por esse motivo, as pessoas que usam aparelho dental invisivel podem ter de passar por ajustes, pois os tratamentos de radioterapia e quimioterapia podem provocar a mucosite.
Basicamente, a mucosite consiste em úlceras que aparecem na cavidade bucal e podem dificultar o consumo de alimentos.
Como esse modelo de aparelho é removível, o tratamento dentário pode ter continuidade. Mas tudo dependerá da situação que o paciente se encontra e das indicações que médicos e dentistas apontarem conforme passa o tempo.
De qualquer forma, a prudência é sempre levada em consideração, ainda mais quando o aparelho invisivel está fazendo um trabalho de correção e alinhamento dos dentes, o que pode influenciar na autoestima, mas também na fala, respiração e alimentação.
Assim, uma avaliação de forma mais ampla, considerando diferentes estágios para ambos os tratamentos deverão ser considerados.
Película ultrafina fabricado com material adequado
De acordo com a medicina, o câncer pode ser provocado por diversas situações, como exposição a produtos químicos sem os equipamentos de proteção adequados em um ambiente de trabalho.
O tabaco também é um grande vilão nessa história, pois a fumaça provocada pela queima do fumo contém diversos agentes cancerígenos, que muitas vezes é negligenciado pelas pessoas que mantêm esse hábito.
Assim, aqueles que passam por um tratamento de câncer e desejam corrigir as características originais dos dentes, bem como o amarelamento provocado por medicamentos ou o próprio fumo, podem recorrer a um profissional e solicitar a implementação de uma lente de contato dental após os tratamentos.
Isso porque, com esse tratamento, é possível cobrir o amarelado causado pelo alcatrão e a nicotina, recuperando a estrutura.
Essa película ultrafina aplicada sobre os dentes pode ser fabricada a partir de uma resina ou de porcelana.
Esses materiais não possuem qualquer contraindicação para pessoas que passam por um tratamento contra o câncer.
Produtos de higienização livres de cancerígenos
Os custos para aplicar uma lente de contato sobre os dentes é muito maior que o clareamento dental realizado em consultórios odontológicos, afinal, consistem em procedimentos distintos e usam tecnologias diversas.
Portanto, o objetivo que se deseja alcançar, o tratamento utilizado para o câncer e até as necessidades e indicações do profissional devem ser consideradas antes da escolha, principalmente por aqueles que estão passando por um tratamento oncológico e precisam reservar um capital para exames e remédios que combatam o câncer.
Substituição de dentes melhora autoestima
A agressividade de um câncer pode atingir a estrutura óssea da mandíbula e da gengiva, fazendo com que os dentes caiam a qualquer tempo. Em um primeiro momento pode ser indicado o uso de próteses.
Após o tratamento contra o câncer, o paciente pode voltar à cadeira de um dentista e fazer o implante dentário para substituir os dentes perdidos por peças de porcelana, que mais se aproximam das características naturais.
A atenção voltada para a saúde bucal deve ser rigorosa por toda a vida, e ser reforçada por uma pessoa que passa por um tratamento contra o câncer, onde quer que ele esteja instalado.
Seguindo as orientações de um profissional da área da odontologia, em acordo com a área médica que trata da oncologia, é possível reduzir o surgimento da mucosite e promover uma saúde integral melhor.
O avanço da tecnologia médica e odontológica, em conjunto com o diagnóstico e tratamento precoce, permite voltar a sorrir, qualquer que seja os serviços desenvolvidos por dentistas para garantir a saúde bucal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.
Comentários 1