O colar cervical é um equipamento hospitalar utilizado para a imobilização e estabilização das articulações da região cervical – que é a parte da coluna vertebral que forma o pescoço, desta forma, evitando que movimentos e deslocamentos causem dores ou fraturas.
Existem alguns tipos e indicações de colar cervical dependendo de cada caso e da necessidade do paciente, e sua principal função é manter a postura neutra e adequada durante o período de uso, para manter o pescoço apoiado, auxiliando na recuperação da pessoa.
Se você deseja conhecer mais a respeito do colar cervical, seus benefícios e indicações, continue lendo este texto e saiba mais.
Tipos de colar cervical
Existem dois tipos básicos de colar cervical, e a escolha entre um ou outro dependerá da recomendação médica. Respeitar essa indicação faz toda diferença nos resultados do tratamento. Veja quais são esses tipos:
1. Ortopédico
O modelo de colar cervical ortopédico é feito geralmente em espuma, mas outros tipos de materiais podem ser utilizados em sua fabricação. Ele imobiliza a região cervical de forma suave, e serve para trazer conforto, sem limitar os movimentos.
Ele auxilia no tratamento de torcicolos, artrites, traumatismos e pós-operatórios, evitando riscos e agravamento de fraturas e a melhora durante o período de uso.
2. Resgate
O colar cervical de resgate é produzido de poliestireno de alta densidade e polietileno injetado, característica que torna o material mais rígido, o que proporciona alta imobilização da região cervical.
Este modelo é usado conjuntamente com um imobilizador de cabeça – um equipamento indispensável nos atendimentos pré e pós-hospitalar que exigem completa imobilização da região.
Ele é indicado em casos de urgência e emergência, como acidentes e outras situações em que são necessários primeiros socorros e onde ocorre o risco de lesão na região cervical, por exemplo, e seu manuseio deve ser feito apenas por um profissional capacitado, como socorristas e paramédicos, pois o uso errado pode agravar a situação do paciente.
Benefícios do uso de colar cervical
Para o uso de colar cervical, é de fundamental importância o acompanhamento e a orientação médica, além de adquirir um produto médico de qualidade e que consiga cumprir sua função de maneira adequada.
Veja os benefícios e funções do colar cervical:
- Imobiliza e estabiliza a região cervical, reduzindo as dores e protegendo de lesões mais graves;
- Oferece estabilidade para a coluna ao manter o pescoço apoiado;
- Mantém a postura adequada, durante as horas de uso, seja durante o dia ou à noite durante o sono;
- Auxilia no tratamento de quedas, traumas e lesões, favorecendo melhor recuperação para quem usa;
- Contribui durante a recuperação de pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia na coluna cervical;
- Alivia e reduz as dores e desconfortos, proporcionando maior qualidade de vida e uma rotina mais confortável para o paciente.
O uso adequado do colar cervical
Para alcançar todos os benefícios do colar cervical, é importante se atentar para a forma correta de utilização do equipamento, atentando-se para o período de uso definido pelo médico, se será necessário seu uso durante o sono ou não, assim como quantas horas por dia e quais os momentos que você deve utilizá-lo.
Quando for colocar o colar cervical, verifique se ele está ajustado de maneira correta e firme no pescoço, sem estar muito folgado ou apertado, e se a região que receberá o colar está limpa e higienizada.
É importante escolher um colar cervical que se encaixe de forma adequada ao pescoço, para evitar comprar um item de tamanho inadequado e que não trará os resultados esperados.
Uma forma de escolher o colar correto, é se certificar que o espaço entre o ombro e o queixo seja de um dedo.
Invista em um material de qualidade
A sua saúde deve ser prioridade sempre, por isso, ao comprar equipamentos de auxílio médicos, como o colar cervical, certifique-se de estar adquirindo um produto de qualidade.
Por isso, opte sempre por comprá-los em lojas seguras e que vão garantir a eficácia do produto, e desta forma, contribuir para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar durante o processo e o tempo de recuperação.
Comentários 1