Se você precisa renovar seus sutiãs, confira algumas dicas básicas para não errar na hora de escolher o tamanho.
Como saber se uma roupa cai bem em você? Muitos fatores contribuem para isso, desde o tecido e o corte até as cores e estampas. Outro detalhe fundamental que pode passar despercebido são as lingeries.
Uma calcinha ou sutiã que estejam mal colocados, apertados ou largos, acabam prejudicando o caimento de qualquer roupa, por melhor que ela seja. Por isso, é preciso cuidado na hora de comprar essas peças, já que, além de afetarem a sensação de bem-estar de uma roupa, são utilizadas diariamente.
Por isso, se você precisa renovar algumas peças e está em busca da lingerie ideal para você, confira algumas dicas para saber escolher o tamanho de sutiã adequado para o seu corpo.
Estrutura dos seios
Antes de analisar modelos de sutiãs e de roupas, é necessário reconhecer como são os seus seios: volume maior, mediano ou menor? Juntos ou afastados? Outro fator importante na hora de comprar sutiã é perceber se você tem as costas mais ou menos largas, pois isso interfere na numeração do seu sutiã.
Para isso, é preciso medir as costas (ou tórax), cuja medida corresponde à linha inferior do sutiã. Basta contornar a fita métrica nessa altura, sem deixá-la frouxa ou apertada demais. Anote e tenha essa medida em mente antes de comprar qualquer lingerie. É importante que a fita métrica esteja sempre em linha reta.
Se você possui seios menores e quer deixá-los mais volumosos, vale investir em modelos do tipo push-up ou aqueles com bojo de bolhas e aros. Seios médios costumam apresentar dobrinha marcada logo abaixo e ficam muito bem com o sutiã balconê.
Unidade de medidas
Diferentes marcas e confecções podem ter variações sobre a sua numeração e é preciso verificar se a do sutiã que você pensa em comprar realmente corresponde àquela que você costuma comprar. Contudo, a maioria das marcas possui numerações parecidas e estabelecidas a partir das medidas dos seios. Se o busto mede entre 68 e 71 cm e o tórax tem entre 59 e 62 cm, o sutiã ideal para você é o PP (ou 36).
Se o seu busto mede entre 78 e 86 cm e o tórax entre 68 e 72 cm, a numeração adequada para você é P (ou 38 e 40). O tamanho M (ou 42) é para quem tem busto entre 84 e 89 cm e tórax entre 73 e 77 cm.
Quem tem seios volumosos e/ou costas mais largas, pode precisar de um sutiã G (ou 44), cujas medidas variam entre 90 e 95 cm (busto) e 78 a 82 cm (tórax). A maior numeração existente fora do universo plus size é XXG (ou 50), adequada para bustos com medidas entre 110 e 117 cm e tórax entre 96 e 106 cm.
No que se refere à taça, a numeração varia entre A e D. A taça do tamanho A é adequada para quem tem as costas maiores do que os seios. A taça B é voltada para quem tem seios e costas em proporções semelhantes.
Já a C é para quem tem seios mais volumosos do que as costas e a D é para pessoas em que a numeração dos seios está dois números acima da das costas. Algumas marcas produzem taças do tipo DD, destinada a quem tem a medida dos seios três números acima da medida das costas.
É importante mencionar que as numerações da taça e da largura do sutiã são independentes. Ou seja: uma mulher pode vestir sutiã 44A, enquanto outras podem usar sutiãs 44B ou 44C. Uma numeração não está necessariamente vinculada à outra.
Comentários 1