Se você adora tomar drinks, confira como preparar algumas receitas em casa de forma prática e simples.
Sair para dançar, ouvir música, beber e se divertir com os amigos requer algum dinheiro. Um dos fatores que mais encarecem o happy hour é o consumo de drinks, que podem sair com um preço mais caro dependendo do bar ou balada.
Preparar uma receita de bebida em casa é uma maneira simples e econômica de relaxar. Para manter esse hobby, é preciso reservar um espaço na casa para guardar as garrafas, ferramentas e copos destinados para diferentes bebidas.
Se você quer aprender a preparar drinks diferentes, como o moscow mule e o mojito, confira algumas dicas de receitas inovadoras e faça suas bebidas de forma simples e rápida em casa.
Dry Martini
Esse é um dos drinks mais clássicos e conhecidos em todo o mundo, imortalizado nos filmes do espião James Bond. Alguns historiadores apontam que a bebida teria nascido em torno de 1800, enquanto outros alegam que ele foi criado no século seguinte, no Hotel Knickerbocker, em Nova York, estando ligado a figuras aristocráticas como John Rockefeller.
O dry martini é composto basicamente por três ingredientes: vermute, gin e azeitona. Para prepará-lo, é preciso apenas misturar com uma colher de cabo alto uma dose de gin e 5 gotas de vermute em uma coqueteleira com gelo.
Para finalizar, acrescente cubos de gelo e uma azeitona verde espetada em um palito. O ideal é que esta combinação tenha um sabor seco e seja servida em uma taça com haste e borda finas.
Moscow mule
Este drink não é tão famoso como o Dry Martini, mas tem um sabor fascinante e uma história interessante. A sua origem está ligada a Jack, John e Sophie em 1941, durante a realização de testes de alquimia.
Após inúmeras tentativas, os três amigos encontraram uma combinação perfeita composta de cerveja de gengibre, limão e vodka, que logo se tornou um dos drinks favoritos nos bares dos Estados Unidos. Um detalhe importante da bebida é que ela é servida em canecas de cobre, ideais para manter a temperatura gelada.
Para preparar o Moscow mule, misture 60 ml de vodka, 15 ml de suco de limão e 180 ml de cerveja de gengibre. Ao longo dos anos, a bebida ganhou novas versões, combinando vodka com bourbon, whisky irlandês e tequila.
A combinação fica ao critério do freguês. No Brasil, essa bebida é conhecida como “o drink da canequinha” e é comum encontrá-la com espuma de gengibre, já que a ginger beer não é tão fácil de se encontrar no mercado nacional.
Cosmopolitan
Esse drink ficou mundialmente famoso a partir das cenas da série “Sex and the city”, ao acompanhar conversas das personagens Carrie Bradshaw, Samantha Jones, Charlotte York e Miranda Hobbes.
A bebida é feita a partir de uma dose de vodka, o suco de um limão, 50 ml de cranberry, uma dose de licor de laranja e gelo. Algumas pessoas ainda adicionam 15 ml de cointreau. Basta misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira e decorar a borda do copo com cascas de limão.
Mojito
Este drink foi bebido aos risos pela atriz Penélope Cruz no filme “Volver” (2006). A bebida é feita à base de rum branco e é originária de Cuba. Além de 40 ml de rum claro, sua receita reúne 30 ml de suco de limão, um ramo de hortelã, duas colheres (sopa) de açúcar e água com gás.
Para prepará-lo, basta macerar o hortelã com o suco de limão e o açúcar em um copo longo, específico para a produção de drinks. Depois, deve-se adicionar o rum e a água com gás, finalizando com alguns cubos de gelo. Mojito é o diminutivo do termo “mojo”, palavra da cultura afro-cubana que significa “feitiço” ou “encanto”.