Conheça agora os principais pontos turísticos em Vitória da Conquista, sua história, significado e localização. Confira nosso artigo!
Evidentemente não poderemos falar de todos eles aqui. Afinal, uma cidade com tanta riqueza cultural como Conquista tem tantos pontos turísticos que não tem como falar sobre todos.
Ainda assim, poderemos aprender bastante sobre alguns dos principais. Dessa forma, você já tem uma boa noção de quais você deve visitar primeiro na cidade.
Então venha conosco e veja as atrações turísticas mais interessantes de Vitória da Conquista!
Cristo de Mário Cravo
Primeiramente, há uma bela obra de arte no alto da Serra do Periperi. Trata-se do Cisto Crucificado, um monumento religioso, que também tem um significado social.
Nesse sentido, Cristo aparece faminto e suas feições lembram as de um homem sertanejo. Dessa forma, ele também reflete o sofrimento do povo nordestino.
Este interessante trabalho foi feito com fibra de vidro e possui 33 metros de altura. Atualmente já faz 4 décadas desde que ocorreu sua inauguração.
Catedral Nossa Senhora das Vitórias
Outro dos pontos turísticos em Vitória da Conquista é uma Igreja. Afinal, boa parte do povo da cidade é religioso, então é natural que muitos ambientes interessantes reflitam essa realidade.
Ainda que você não ligue para religião, pode valer à pena conhecer a Catedral. O ambiente é muito bonito, bem espaçoso e há belas pinturas no teto da Igreja.
Também é um lugar cheio de histórias do povo. Tantas festas, celebrações, casamentos e outros eventos já ocorreram ali. Assim, é um lugar cheio de histórias do povo.
Além disso, pode ser um ótimo lugar para pessoas devotas buscarem conforto espiritual.
Praça Tancredo Neves
Próxima à Catedral, você encontra a praça Tancredo Neves, que é um dos pontos mais populares. Sempre que visitam a cidade, pessoas passeiam por aquela praça.
Afinal, é um bom ambiente com árvores, flores, alguns animais e água. Até mesmo há Wi-Fi gratuito disponível e assentos para os visitantes relaxarem.
Atualmente ela não está tão bem cuidada quanto poderia. Ainda assim, continua sendo um lugar muito agradável, que permite ao cidadão repousar um pouco no centro da cidade.
Ela fica perto da Cúria Metropolitana. Assim, se passar por ali, considere tirar alguns minutos para aproveitar a praça Tancredo Neves. Então, veja o que acha dessa experiência.
Monumento à Bíblia
Antes de falar sobre outro monumento religioso, é interessante saber sobre sua localização.
Recentemente a praça Vitor Bruno, que é onde o monumento se localiza passou por reconstrução. Agora o espaço ficou muito mais agradável para todos os visitantes.
Por exemplo, a iluminação muito melhor do ambiente melhorou demais. Afinal, colocaram refletores de led e luzes adicionais. Também o novo gramado está muito mais bonito.
Já o monumento em si, também é interessante apreciá-lo. Nele estão duas passagens bíblicas, que são as seguintes:
- Primeiramente, Deuteronômio 6:5;
- Logo depois, vem Mateus 11:28.
Museu Regional de Vitória da Conquista
Embora não seja um local muito grande, este museu é outro dos mais populares pontos turísticos em Vitória da Conquista. Afinal, ele traz muitas informações sobre o passado.
Através dos bens conservados ali, um visitante pode aprender tanto sobre a história da cidade Por exemplo, pelas fotos e quadros, bem como pelos utensílios.
Dessa forma, você pode ver como as famílias costumavam se vestir, fazer suas tarefas, interagir. Enfim, conhecer a vida das pessoas ao longo da história.
Parque Municipal da Serra do Periperi
Finalmente, temos o Parque Municipal da Serra do Periperi, outra atração muito interessante.
A fim de preservar uma espécie rara de cacto um decreto foi feito para conservar esta área da Mata Atlântica. A partir daí, temos este Parque com sua vegetação e animais.
Em seu interior, se encontra a Reserva Florestal do Poço Escuro. Atualmente é a última parte restante de mata nessa zona altamente urbana.
Também há uma nascente de rio no interior da Reserva, que é o Verruga, um dos afluentes do Rio Pardo. Seu impacto na vegetação daquela região é significativo.
Dessa forma, a fauna e flora ameaçadas pela exploração puderam ser preservadas.
Por fim, você pode ficar em dúvida se realmente vale à pena visitar esse parque. Muitas pessoas desistiram de entrar na reserva porque ela é muito densa.
De acordo com alguns moradores, pode até ser perigoso entrar nessa área.
Nesse sentido, a decisão de entrar ou não na reserva é do visitante. Apenas tenha cuidado se for até esse que é um dos mais fascinantes pontos turísticos em Vitória da Conquista.
Comentários 1