A picada de escorpião, na grande maioria das vezes, apresentam poucos sintomas, como por exemplo, vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, porém, alguns casos podem ser muito mais graves, causando sintomas como enjoo, vômito, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até possibilidade de morte do individuo picado.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
1. Lavar o local da picada com água e sabão;
2. Manter o local da picada voltado para cima;
3. Não tentar cortar, furar ou apertar o local da picada,que na maioria das vezes, apresentará uma pequena bolha;
4. Beber muita água;
5. Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.
Os escorpiões mais perigosos são o escorpião amarelo, o marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas tudo dependerá da quantidade de veneno que foi injetada pelo escorpião na hora da picada e do organismo de cada pessoa.
O veneno do escorpião tem antidoto?
A resposta é sim!
Os casos mais leves, em que não há necessidade da aplicação do antiveneno, representam cerca de 87% do total de acidentes com picadas. Desta forma, o soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). As ampolas são enviadas pela pasta aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios e pela definição estratégica das unidades de referência para o atendimento destes casos. Os soros também não são disponibilizados na rede particular de saúde.
Principais sintomas da picada
Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:
- Enjoo e vômitos;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Tremor e espasmos musculares;
- Suor;
- Palidez;
- Sonolência ou agitação
- Pressão baixa ou pressão alta;
- Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
- Falta de ar.
Mas também à casos em que a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, que podem levar a pessoa morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.
Como é feito o tratamento?
Para aliviar a dor e a inflamação no local, deve ser feita a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo.
Em casos mais graves, deverá ser feito uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas desaparecerem.