Confira 5 passos para manter um guarda-roupa funcional e eficiente.
Você já abriu o armário e pensou “não tenho roupa para usar hoje” mesmo com dezenas de peças dentro dele? Isso acontece porque muitos itens não te representam mais ou não combinam entre si, dificultando a montagem de looks.
No entanto, essa situação é fácil de ser resolvida: basta optar por um guarda-roupa minimalista e inteligente. Desse modo, você consegue maximizar as possibilidades de combinações, além de abrir espaço para peças que realmente combinam com o seu estilo.
O que é um armário inteligente?
Um armário inteligente é idealizado com o objetivo de aumentar as possibilidades de combinações de roupas. Isso quer dizer que ele é pensado de maneira estratégica para que seja possível criar mais looks com um número menor de peças.
No entanto, um armário inteligente não precisa ser, necessariamente, minimalista. Afinal, o minimalismo tem características próprias como peças básicas, modelagens inteligentes e cartela de cores sóbria.
É possível criar um armário inteligente independentemente do estilo seguido, seja boho, girly, rocker ou básico. O importante é ter peças que possam ser combinadas entre si e que façam sentido para o seu estilo pessoal.
Como montar um armário inteligente?
Quer transformar o seu armário em um armário inteligente? Criamos um passo a passo de como fazer isso. Não tem segredo: basta colocar a mão na massa e apostar no autoconhecimento durante todo o processo. Confira.
Passo 1: tirar tudo do armário
Tire todas as suas roupas do armário, separando-as em categorias: camisetas, blusas de lã, calças de ginástica, calças pantalona, vestidos longos, vestidos curtos, regatas, shorts jeans, camisas formais e assim por diante.
Durante essa etapa, você perceberá a quantidade de peças que tem disponível, mas que não são usadas no cotidiano. E, provavelmente, notará que usa as mesmas roupas na maioria das vezes.
Passo 2: separar o que fica e o que vai para a doação
O estilo está sempre em mutação. Roupas que eram usadas anos atrás, podem não combinar com o seu estilo atual. Por isso, muitas ficam abandonadas no armário, apenas ocupando espaço.
Então, esse é o momento de ser sincera em relação ao seu gosto e separar as roupas que você ainda usa e gosta. Aquela calça que você não usa há dois anos pode ser dispensada, por exemplo. As peças que você não quiser manter podem ser doadas. Assim, você mantém as roupas em circulação e evita o descarte irresponsável. Outra possibilidade é comercializá-las na internet e fazer uma renda extra.
Passo 3: analisar o que ficou
Depois desse processo de separação, é chegado o momento de analisar todas as peças que você decidiu manter. Elas combinam entre si? O que falta? Quais são as roupas versáteis?
Confira algumas peças-curinga que costumam ser fáceis de combinar, além de serem essenciais no dia-a-dia:
- camisetas básicas;
- calça jeans;
- jaqueta (couro ou material sintético);
- vestido preto;
- saia básica;
- camisa branca;
- calça de alfaiataria;
- shorts jeans;
- trench coat.
Passo 4: testar combinações
A montagem de um look consiste na combinação de peças clássicas com outras mais modernas e cheias de personalidade. Uma calça preta, por exemplo, pode ser usada com uma camisa xadrez e um tênis ou scarpin, tricô e trench coat. Percebe como o resultado final é diferente?
Por isso, é importante manter essas peças no guarda-roupa. Elas precisam ter um caimento perfeito, além de serem feitas com materiais de alta qualidade, pois duram mais.
Ao analisar as peças que restaram, você consegue visualizar o potencial de combinação de cada uma. Esse é o momento de voltar a ser adolescente e testar diversos looks. Use a criatividade e tente sair das combinações básicas.
Passo 5: vá às compras
Se depois de todos esses passos você percebeu que sobraram poucas roupas ou ainda faltam itens, é momento de ir às compras. Entretanto, lembre-se das peças que você já possui e compre roupas que combinem com elas.
Assim, você evita ter um armário recheado de roupas, mas pouco eficiente. A partir de agora, cada compra deve ser pensada de maneira estratégica para que o armário inteligente continue cumprindo sua função.