Há tantas coisas em nossa vida que vemos e ouvimos todos os dias, e nunca paramos para pensar nelas. Os códigos de barras das mercadorias são uma dessas coisas.
Estão ali presentes em praticamente todos os produtos, mas você sabe o que é?
São importantes não apenas para facilitar o gerenciamento, como também são muito úteis quando o assunto é exportação. Eles ajudam a criar um padrão de referência para cada país, deixando mais simples e fácil identificar a procedência de cada produto.
Se quiser saber mais sobre esse importante instrumento, bem como sua utilidade e modo de funcionamento, acompanhe o artigo até o final, pois garanto que será super rápido.
O que é um código de barras
Certamente você já viu um código de barras por aí. Se não o reconhece pelo nome, olhando à imagem saberá. A figura composta por barras e números surge para codificar os produtos, conferindo identidade a eles.
A primeira ideia do que viria a ser o código de barras surge em 1949. Mas você deve estar se perguntando: por qual razão ele surge?
Ele é só mais um fruto da Revolução Industrial. É uma loucura pensar em uma relação entre esses dois eventos, certo?
A Revolução Industrial significou a produção de mercadorias numa escala inimaginável, afinal, são produtos demais. Dentre eles, roupas, calçados ou eletrônicos.
COMO INPLEMENTAR CODIGO DE BARRAS EM 9 PASSOS
Com mais produtos e menos pessoas, precisávamos de algo que ajudasse a controlar esses produtos.
O código de barras é realmente uma ferramenta de vistoria. Oferece uma série de informações, dentre elas, o país de origem daquele produto e dados do fabricante.
As barrinhas, brancas e pretas juntamente com os números formam um padrão de identificação que é único para cada produto. Por este motivo, você nunca verá um código igual para produtos diferentes.
Benefícios do código de barras no varejo
O código de barras foi criado para atender uma necessidade do mercado, mas logo se mostrou positivo tanto para vendedores quanto aos próprios consumidores.
O primeiro grande benefício trazido pelos códigos de barras é a segurança. O controle em si da mercadoria possibilitou adicionar uma série de informações relacionadas aos produtos, que garantem segurança ao varejista e a confiabilidade do cliente.
Um segundo benefício reside na automatização, que busca utilizar a tecnologia com o objetivo de tornar alguns procedimentos mais simples e fáceis.
E nesse quesito, o código de barras atende muito bem. Imagine só, organizar manualmente os produtos de um supermercado. Registrar quantos produtos entraram, saíram ou a procedência de cada um.
Com o código de barras está tudo a um clique e, por isso, é possível gerenciar todos os produtos.
Comentários 1