Fazer trabalhos como freelancer pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a renda.
A atividade freelancer tem ganhado espaço no mercado nos últimos anos. Enquanto alguns profissionais atuam como freelancers visando complementar a renda, há quem trabalhe exclusivamente nesta modalidade como pessoa jurídica, garantindo um salário diferenciado.
É possível atuar no setor prestando serviços, aproveitando oportunidades em um app de pagamentos ou até em programas de afiliados. Existem muitas possibilidades que podem ser adaptadas a diferentes perfis de profissionais, independentemente da formação ou do segmento de trabalho atual.
O que é o trabalho freelancer?
Freelancer é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “trabalhador autônomo”. Portanto, trata-se de um termo utilizado para referir-se aos profissionais que atuam por conta própria. No Brasil, também utilizamos termos como “freela” para nos referirmos a esse tipo de trabalhador.
É considerado freelancer todo o profissional autônomo que atua em diferentes empresas, atendendo a vários clientes e fazendo a autogestão de suas atividades. A rotina de trabalho pode ser guiada por diferentes trabalhos, clientes e projetos. As atividades são realizadas de forma independente, podendo ser necessário um cadastro de pessoa jurídica para emitir notas fiscais e garantir a regularidade tributária das atividades desenvolvidas.
Como começar as atividades?
Quem está interessado no universo do trabalho freelancer deve começar a jornada entendendo quais são os seus objetivos e suas habilidades. Você deve se perguntar: como posso me adaptar para oferecer serviços como freelancer? De que maneira posso ganhar dinheiro com as ferramentas e os aplicativos disponíveis na internet?
Prestação de serviços
Para quem tem habilidades que podem ser transformadas em negócio, o processo é simples: basta criar um portfólio, começar a informar a sua rede profissional sobre a oferta de serviços e investir em divulgação.
O chamado marketing boca a boca sempre funciona, por isso, é fundamental prestar um serviço de qualidade. Dessa forma, depois dos primeiros trabalhos e com as consequentes indicações, aos poucos, o mercado vai se expandindo, e novos clientes entrando na carteira.
Muitos profissionais podem atuar de forma freelancer: designers, tradutores, professores, desenvolvedores de aplicativos, jornalistas, desenhistas, assistentes administrativos e financeiros, programadores, administradores de redes sociais, fotógrafos, produtores de conteúdo, entre outros.
Para tornar-se um freelancer, basta ter interesse em trabalhar e ser criativo. Com empenho, é possível estabelecer uma carteira de clientes ativa e, em muitos casos, ter uma renda mais atraente que a ofertada no mercado de trabalho tradicional.
Programas de afiliados
A boa notícia é que, mesmo a pessoa que não tem nenhuma dessas habilidades, pode trabalhar como freelancer, já que a atividade se estende a outros campos de atuação. Um desses nichos está dentro do chamado programa de afiliados.
O programa de afiliados consiste em uma estratégia de marketing na qual um indivíduo divulga produtos digitais desenvolvidos por outras pessoas. É possível criar um blog próprio ou usar as redes sociais para fazer essas divulgações. Assim, cada vez que uma pessoa compra o produto/serviço anunciado por meio do link informado pelo freela, ele recebe uma remuneração.
Esse sistema funciona como uma venda, na qual o vendedor recebe uma porcentagem após captar um novo cliente para o negócio. O programa de afiliados é uma opção interessante, pois qualquer pessoa pode fazer parte. No entanto, vale destacar que, para conseguir bons resultados, é fundamental ser organizado e se dedicar ao trabalho.
Talvez, esse seja o grande desafio para ser um freelancer de sucesso: dedicação. Apenas com empenho e um trabalho bem feito é possível alcançar êxito em projetos desse tipo.
Como encontrar oportunidades de trabalho?
Antes de encontrar oportunidades de trabalho freelancer, é fundamental entender o tipo de serviço que será desenvolvido. Para quem tem uma habilidade que pode ser usada nessa área, a dica é pesquisar por palavras-chave como: “oportunidades freelancer designer”, adaptando essa busca ao perfil do profissional.
Para quem é jornalista, por exemplo, a busca pode ser feita usando a palavra-chave “oportunidades freelancer redação”, e assim sucessivamente. Outra dica importante é montar um bom portfólio com trabalhos já realizados. Quem ainda não têm nenhum pode criar alguns projetos específicos apenas para ter um portfólio que ajude a mostrar as habilidades naquela área.
Depois, basta acessar sites com vagas para freelancers e começar a buscar trabalho. Também vale a pena divulgar os serviços em redes de contatos profissionais. No caso dos programas de afiliados, uma pequena pesquisa na internet já é suficiente para encontrar informações e oportunidades no segmento.
Vale lembrar que o grande desafio do freelancer é ser organizado e saber como trabalhar bem sem uma equipe ou chefe para orientar a tomada de decisões. Porém, com paciência e organização é possível chegar longe.
Comentários 1