Gyokuro é considerado um dos melhores tipos de chá verde no Japão.
Essa alta qualidade também vem com um preço alto, porque o chá é um dos tipos mais caros de chá verde japonês!
Esse chá tem cor verde escura, e quando fermentado é levemente adocicado, com aroma refrescante.
Como o Gyokuro é feito?
O processo para fazer é muito semelhante ao sencha, à única diferença está no método de cultivo. Pelo menos 20 dias antes da colheita, as folhas de chá são protegidas da luz solar. Devido à dificuldade adicional de sombreamento, o custo de produção é mais alto.
Que diferença faz o sombreamento do chá?
O sabor característico do chá verde é devido em grande parte a um aminoácido chamado L-teanina. Este composto intensifica o sabor umami no chá e também adiciona doçura a ele.
Como observação lateral, a L-teanina só é encontrada em alguns membros do gênero Camellia (como a planta do chá verde), no cogumelo Boletus badius e na planta guayusa.
A L-teanina é produzida pelas raízes da planta do chá verde e depois enviada para as folhas. Quando a luz atinge as folhas, a L-teanina passa por um processo que a decompõe para finalmente formar a catequina.
A catequina é um polifenol responsável pela adstringência do chá verde. Embora a catequina seja um poderoso antioxidante com muitos benefícios para a saúde, ela deve ser balanceada com L-teanina para um sabor ideal.
Com menos luz solar, há menos fotossíntese. Portanto, há menos L-teanina sendo convertida em catequina quando as folhas estão sob a sombra. É por isso que o chá é rico em L-teanina e tem seu sabor característico.
História do Chá Verde
Certamente você ja ouviu falar dos benefícios do chá verde para ajudar o corpo a ficar saudável. Conheça um pouco sobre esse chá.
A origem pode ser rastreada até a empresa Yamamotoyama. Em 1835, Yamamoto Kahei o sexto viajou para Uji para estudar o processamento de tencha. Diz-se que a prática de sombrear o chá antes da colheita foi inventada pelos fazendeiros Uji na tentativa de proteger as folhas de chá verde da geada usando guarda-chuvas de palha.
Yamamoto tentou replicar os resultados, mas terminou com um tipo diferente de chá, que, no entanto, tinha um gosto ótimo e se tornou popular. Ele o chamou de tamanotsuyu.
Eguchi Shigejuro usou o método para processar sencha (inventado por Nagatani Soen) e refinou ainda mais a produção em 1841. Eguchi deu o nome ao chá.
Como preparar esse chá
O ponto principal ao preparar é que a temperatura deve ser mais baixa do que a de outros chás verdes e o tempo de preparo é mais longo. A temperatura ideal é de 50°C a 60°C e o tempo de preparação são de 2 a 3 minutos. Se você usar uma temperatura mais alta, o chá ficará amargo, e se não o preparar por tempo suficiente, você não apreciará sua doçura.
Primeiro ferva a água em uma chaleira (100 °C) e depois despeje na houhin. Isso irá diminuir a temperatura da água, para cerca de 90ºC. Em seguida, despeje a água do houhin nas xícaras de chá (cerca de 20 ml por xícara, por isso você deve usar xícaras pequenas para gyokuro) e descarte a água restante. Desta forma, você baixou a temperatura da água em mais 10 graus Celsius, mediu a quantidade certa de água e aqueceu os copos.
Deixe fermentar por 3 minutos e depois sirva aos poucos em cada xícara para obter uma mistura uniforme em cada xícara. Demora algum tempo, mas vale a pena provar o sabor único do chá.
E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!