Entenda os requisitos, as vantagens e em quais cenários recorrer ao empréstimo pessoal.
Uma das opções mais acessíveis e fáceis para quem precisa de dinheiro com rapidez é recorrer ao empréstimo pessoal. Em alguns casos, ele se configura como uma linha de crédito de emergência, podendo auxiliar aqueles que enfrentam situações inesperadas ou necessitam de um montante para investir em seu negócio ou capacitação.
Você conhece as características da linha de crédito pessoal? Caso tenha dúvidas, não se preocupe. Entenda melhor sobre o que se trata, os requisitos exigidos para a liberação do empréstimo, as vantagens dessa modalidade e as situações em que seu uso é recomendado.
O que é?
Mais conhecido como empréstimo pessoal, essa linha de crédito é um dinheiro concedido por um banco para uma pessoa física. Essa modalidade de empréstimo tem como principal característica o fato de não ser necessário justificar para qual fim o montante será utilizado, dando mais liberdade de uso ao contratante.
Portanto, ele não tem uma finalidade específica determinada. Pode ser uma alternativa tanto para quem enfrenta problemas financeiros como para aqueles que desejam fazer investimentos. Também é indicado em casos de imprevistos, como reformas emergenciais e despesas médicas inesperadas.
Em contrapartida, a instituição financeira aplica uma taxa de juros mensal no valor emprestado. A cada mês, o cliente deve pagar uma prestação combinada de volta para o banco até que o valor repassado, mais os juros cobrados, sejam quitados.
Quem pode solicitar uma linha de crédito pessoal?
São poucas as obrigatoriedades envolvendo a aprovação do empréstimo pessoal. É necessário que o contratante tenha mais de 18 anos e apresente carteira de identidade e CPF válidos, além de ser residente no Brasil. Qualquer profissional pode pedir esse empréstimo, desde trabalhadores autônomos até empregados do poder público e iniciativa privada.
As condições para liberação do empréstimo dependerão de cada instituição. Algumas oferecem uma linha de crédito pré-aprovada, na qual basta solicitar para que ela seja liberada na conta. No entanto, também há bancos que não liberam a linha para pessoas negativadas em serviços de análise de crédito, como Serasa e SPC.
Quais as vantagens do empréstimo pessoal?
Além de não ter que justificar o motivo para a utilização do dinheiro, existem outras vantagens de um empréstimo dentro dessa modalidade. Uma delas é a facilidade de aquisição, uma vez que ele pode ser obtido na instituição financeira desejada ou pela própria Internet.
Outra vantagem é que o dinheiro é liberado com rapidez, o que o torna uma boa escolha em caso de emergências. A maioria das instituições não exige comprovante de renda e garantias de pagamento, como um bem da pessoa, o que facilita o processo e deixa o contratante mais confortável.
Em quais situações solicitar o empréstimo pessoal?
O dinheiro do empréstimo pessoal pode ser utilizado para diversas finalidades. Reformar a casa, realizar o conserto do carro ou até mesmo para pagar as passagens de uma viagem são algumas dessas possibilidades. Ele também é utilizado para estudo e capacitação, que impactarão sua educação e trabalho diário.
Porém, uma excelente recomendação de seu uso é para pagar dívidas existentes que tenham uma taxa de juros muito alta. É o caso das pendências relacionadas a cartão de crédito e cheque especial, que podem ultrapassar os 10% mensais. Com isso, essa dívida só aumenta e torna-se mais difícil de pagar, comprometendo as finanças familiares.
Nesse caso, o contratante faz uma troca: ele se livra da dívida que é mais difícil de ser paga e arca com uma nova, com juros mais baixos. Além disso, ele tem mais tempo para pagar esse empréstimo e, caso necessário, tem mais facilidade para renegociar a dívida no futuro.
Comentários 1