Manter o armário organizado favorece a rotina e fica fácil quando vira hábito.
Uma das suas metas de ano novo foi ser mais organizado? Esse é um ótimo compromisso que você pode firmar consigo para ter uma rotina eficiente, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Pessoas organizadas relatam serem mais produtivas. Faz todo sentido, afinal elas não perdem tempo lidando com a bagunça. Que tal começar essa mudança pelo guarda-roupa? Começar o dia encontrando rapidamente tudo o que precisa facilita a vida. O tempo que você ganha pode ser direcionado a outras atividades.
O segredo para manter a arrumação é a máxima “cada coisa no seu lugar.” Crie uma classificação que faça sentido para o espaço do seu armário. Leve em consideração seu estilo de vida, além da quantidade e da variedade tanto de roupas quanto acessórios que você tem. Com isso definido, basta ter disciplina para sempre colocar tudo em seu devido lugar.
A manutenção não dá tanto trabalho quanto parece e, depois que vira hábito, se torna fácil. No entanto, o primeiro passo é reservar um tempo, tirar tudo do guarda-roupa e criar o seu sistema de organização. Como? As dicas a seguir vão te ajudar.
Desapegue do que não usa mais
Menos é mais. Esta é uma regra de ouro para qualquer arrumação, especialmente se o seu armário não é grande. Sabe aquela peça que você não usa há meses? Isso pode ser um sinal de que você não precisa dela.
Separe tudo o que não usa e doe ou venda para brechós e bazares. Repita a operação pelo menos uma vez por ano ou sempre que comprar novas peças. O importante é manter apenas aquilo que faz sentido para você, liberando espaço para organizar melhor o que fica e possivelmente beneficiando pessoas que dispõem de menos recursos.
Use e abuse dos cabides
Os cabides servem para que as roupas não amassem, sendo ferramentas importantes de organização, principalmente porque permitem que as roupas sejam facilmente visualizadas quando abrimos o armário.
Eles são ótimos para acomodar vestidos, casacos e camisas, além de calças e até shorts, caso o seu armário não tenha um compartimento pensado para essas peças menores. Nesse caso, use cabides com pregadores, específicos para essas peças.
Uma dica é utilizar o estilo de cabides, o que deixa o guarda-roupa mais elegante. Também é recomendado ter muitos deles, para não ter que acumular várias peças em um único. Separe as roupas por cores ou por estilo, deixando as mais formais de um lado, por exemplo.
Invista em caixas e organizadores
As caixas criam compartimentos, que são importantes para manter organizados itens menores, como roupas íntimas, meias, cachecóis e lenços. Você pode reutilizar caixas ou comprar organizadores próprios para isso.
Além disso, acessórios que permitem guardar coisas penduradas, como sapateiras, são ótimos para ajudar a economizar espaço.
Guarde as camisetas em rolinhos
Essa é uma dica valiosa para evitar que as camisetas amassem na gaveta, economizar espaço e ainda facilitar na hora de achar a peça que você quer. Faça rolinhos do mesmo tamanho com as camisetas e guarde-as nas gavetas separadas por cor ou por ocasião.
Cuide dos sapatos
Além de ter uma sapateira ou um espaço reservado para os sapatos, é importante limpá-los sempre antes de guardar para não levar a sujeira da rua para dentro do armário. Você também deve armazená-los com cuidado, sempre em pares, para não gerar confusão na hora de escolher qual usar.
Separe as roupas por estação
Essa é outra dica que facilita a rotina. Se você tem um armário grande, é bom deixar as peças de frio separadas das de calor, para saber onde procurar. Se o seu espaço é pequeno, você pode manter nele apenas as roupas daquela estação, armazenando as outras em caixas no maleiro.
Comentários 1