Tem dúvidas se aqueles cursos gratuitos oferecem tudo que promete? Neste artigo, vamos explicar de forma simples algumas dicas para ficar atento às promessas por trás de cada oferta.
1. Pesquise sobre o portal de cursos
Antes de qualquer outra coisa, há que se fazer uma pesquisa bastante apurada sobre a idoneidade da empresa que está oferecendo os cursos EAD ou os cursos online grátis.
Pesquise com que já fez cursos na instituição para lhe fazer ter uma boa ideia do que você está “ganhando” ou “comprando”. Por isso, pesquise em todos os canais possíveis. Normalmente as empresas têm, além de depoimentos de alunos e ex-alunos no próprio site, outros canais, como as redes sociais.
Faça uma varredura no Twitter, Facebook, Linkedln ou qualquer outra rede social que a empresa disponibilizar.
Leia os comentários e se possível, converse com as pessoas que estão interagindo no canal. Além do que você ler, tire alguma outra dúvida, caso você ainda não tenha sido contemplado com o que viu até então. Essa é a forma mais direta de você conhecer o portal no qual pensa em estudar.
Às vezes o próprio Google pode ajudar, uma vez que ele centra tudo que acontece no ambiente virtual. Basta colocar o nome do portal lá e checar cuidadosamente todos os resultados.
Outra ferramenta de ajuda é o site de reclamações Reclame Aqui – mas atenção, nem tudo que vai para o site de reclamações é coisa grave. Muitas vezes é apenas um detalhe que passou, um mal-entendido que ocorreu e que rapidamente é resolvido. Por isso, leia tudo com atenção e verifique a gravidade do que aconteceu.
Você pode ainda conversar com os atendentes do próprio site e tirar todas as suas dúvidas.
Um portal sério e comprometido com o que oferece a seus alunos, terá canais de atendimento – seja chat online, contato por email ou um telefone para onde o aluno possa ligar.
Uma outra forma de saber se você está lidando com uma empresa de ensino a distância séria é verificar se ela é associada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
2. Modalidade de curso: verifique se o portal oferece o que você precisa
Você pode ficar muito tentando pelos cursos online com certificado que estão pipocando na sua tela – e com um atenuante: você precisa fazer um curso para conseguir uma promoção no emprego, aí a tentação só aumenta. Nesse caso, mora um grande perigo.
Você sabe que há modalidades de cursos a distância para cada finalidade? Pois é, e normalmente quem oferece cursos gratuitos não prevê isso, pois como já dissemos, o objetivo de algumas empresas é puramente financeiro, ganhar de forma fácil, sem se preocupar realmente com as necessidades dos alunos.
O que acontece? Você pode fazer um curso sem nenhum direcionamento – pode não ter tido investimento financeiro (até o momento), mas teve investimento de tempo.
Por isso, ao procurar por cursos online com certificado, certifique-se que ele identifica as modalidades de cursos, que são as seguintes:
- capacitação: é a qualificação para uma determinada função. Esses cursos são altamente indicados para quem quer tentar uma promoção no emprego. Quantas vezes estamos em uma função que poderia ter um “adicional” e nem nos damos conta? Um administrador, por exemplo, pode ter dificuldades para organizar o seu tempo e dar conta de todo o seu trabalho. Isso não aconteceria se ele conhecesse as técnicas de otimização do tempo, que poderia ter aprendido em um curso online.
Além desse, outros cursos a distância também poderiam fazer uma diferença enorme na carreira desse administrador como por exemplo, um curso de gestão de recursos humanos. A capacitação é isso, adquirir conhecimentos em áreas afins.
- atualização: quem precisa desenvolver competências deve optar por esta modalidade. Empresas até incentivam e, não raro, oferecem cursos de atualização para seus funcionários, pois sabem que o retorno será certo, seja em produtividade, seja em mais comprometimento com a empresa. Mesmo para quem está fora do mercado de trabalho é interessante fazer cursos de atualização, pois ao informar as atualizações no currículo, a pessoa pode estar dando um passo gigante a uma possível contratação – o mundo corporativo vê com bons olhos que não fica parado vendo o tempo passar sem buscar renovação e atualização do conhecimento.
- aperfeiçoamento: imagine se um massagista fizer um curso de massoterapia e aprender as várias técnicas que podem ser utilizadas tanto para massagens relaxantes quanto para as que ajudam a aliviar dores. Esse profissional está se aperfeiçoando, ou seja, melhorando a sua função. Ao passar a aplicar o novo conhecimento, terá dado um grande passo na carreira, além de ver os resultados diretos do seu investimento: aumento da procura pelos seus serviços, novos clientes e consequentemente, um ótimo retorno financeiro.
Agora que você sabe sobre as modalidades, verifique se os cursos grátis lhe oferecem os conteúdos sob medida à sua necessidade. Saiba se há essa preocupação, como a que tem um portal sério, de lhe informar sobre isso.
Muitas vezes as pessoas fazem os cursos, pagam uma fortuna pela certificação e de repente ficam sabendo que ele não vale para a finalidade que elas precisam. Muita atenção.
3. Conheça como o curso funciona
Procure conhecer tudo sobre os portais que lhe disponibilizam cursos online. Pesquise sobre a inscrição, taxas cobradas, metodologias, materiais, disponibilidade dos materiais, acessibilidade à plataforma, recursos de apoio, suporte pedagógico, avaliações e certificação.
O que mais acontece em portais de cursos gratuitos é a falta de uma boa estrutura nos sites. São os layouts mal organizados e a ausência de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – que mais contribuem para a dispersão e desencantamento com essas plataformas. Por um lado, elas mesmas indicam que estar ali pode não ser boa coisa.
4. Rapidez na entrega de certificados? Desconfie!
Todo curso tem um cronograma a ser seguido. São necessárias horas de estudo para, após isso, prestar uma avaliação e, enfim, ser certificado. Alguns dos portais que oferecem gratuidade usam também, como chamariz, certificar de imediato, no mesmo dia. Isso só é possível para certificados com número de horas bem baixo, como 5 horas, por exemplo.
Atente-se também que muitos oferecem a certificação imediata com a informação de que o certificado será emitido logo após a confirmação do pagamento. Veja bem, se o seu certificado é de 120 horas, por exemplo, ele não pode ser emitido no dia em que você iniciou o curso. Isso é ilegal. Apresentar um certificado com data retroativa ao início do curso ou mesmo com datas que não batem, poderá lhe causar uma baita dor de cabeça.
5. Busque informações sobre o certificado
Quando visitar o portal, busque por informações sobre o certificado que ele emitirá. Observe se o portal fala sobre as legislações que amparam a certificação de cursos livres e sobre os dados que serão constarão no documento.
Verifique se o portal possui algum tipo de segurança contra fraudes, como uma chave de autenticidade, por exemplo, e também se o portal atende o que instituições e empresas públicas e privadas exigem para aceitar o certificado.
Se desconfiar de algo, fuja!
Se você foi atrás de informações sobre os cursos que são oferecidos de forma gratuita e ficou desconfiado com tanta generosidade, confie na sua intuição. Atente-se para o fato de que se a chamada é “cursos online gratuitos com certificado“, isso já lhe diz muita coisa, afinal o “gratuitos” se refere aos cursos, e não à certificação. Tenha em mente que vale mais a pena investir um dinheiro em algo certo do que se aventurar e arriscar em algo que pode lhe sair ainda mais caro.
Preste atenção também ao conteúdo oferecido, se é atualizado, se é de qualidade, se houve a preocupação em diversificar o conteúdo e os exercícios. Outro ponto que pode “entregar” os cursos oferecidos de forma gratuita: como ter uma equipe especializada somente para criar e selecionar conteúdo bom, atualizado e relevante se não há capital girando, para esse investimento?
Comentários 1