A odontologia é um setor da saúde que vem ganhando destaque nos últimos tempos, tanto por apresentar procedimentos estéticos que deixam os dentes mais bonitos, como por estudos que demonstram que uma boa saúde e higiene bucal ajuda a prevenir problemas no coração.
O setor odontológico desenvolve uma série de estudos e tratamentos que visam cuidar tanto de uma simples cárie, como de problemas mais complexos e, por conta disso, atualmente já pode ser aplicada a lente nos dentes e até realizar o uso de guias na cirurgia.
No presente artigo abordaremos a relação de uma boa saúde bucal com a saúde do coração, bem como esta pode evitar o aparecimento de outros tipos de patologias.
Os dentes e a saúde do coração
Quando uma pessoa descuida da higiene da boca e dos dentes, as bactérias da boca se multiplicam mais do que deveriam e problemas podem aparecer, entre algumas dessas disfunções podemos citar:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Amarelamento dos dentes.
A gengivite, cárie e periodontite (que consiste na inflamação dos ligamentos que suportam os dentes) quando não cuidadas ou prevenidas podem cair na corrente sanguínea, desenvolvendo problemas no coração.
Este problema é conhecido na literatura médica como endocardite infecciosa. Essa patologia é um ataque dos microorganismos da boca ao revestimento interior do coração.
Além disso, o problema também gera o perigo de outros problemas cardiovasculares como o infarto, a aterosclerose, e o AVC – Acidente vascular cerebral.
Tais fatores podem ser originados tanto em pessoas que possuem uma má escovação dos seus dentes naturais, como por pessoas que possuem uma prótese sobre implante dentario, que também demanda cuidados específicos.
Dessa maneira, compreendemos que a saúde cardiovascular está intrinsecamente ligada ao cuidado do coração.
Assim sendo, é preciso que haja higienização dos dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições.
Também é importante salientar o uso do fio dental para retirar os resíduos de produtos e alimentos que não saem na escovação, bem como a necessidade de realizar a visita ao médico odontologista duas vezes ao ano.
Cuidado com alguns quadros
Se for percebida alguma disfunção na sua boca, como sangramento ou inchaço da gengiva (que pode caracterizar gengivite) ou um amolecimento dos dentes (podendo indicar a periodontite) é importante procurar um dentista com urgência.
Existem alguns outros sintomas que podemos apontar e que permitem que você saiba se está na hora de procurar um médico com urgência.
Alguns dos sintomas são: sangramento da gengiva durante a alimentação, presença de pus em volta da gengiva ou dos dentes, gengiva retraída e gosto ruim na boca.
O processo da higienização – prevenção
Portanto, entendemos que o cuidado com a saúde bucal tanto de pessoas com implante dentario preco medio como de dentes naturais é muito importante para a saúde do corpo, o que evita problemas cardiovasculares.
O processo de prevenção é muito simples, consiste em cuidados diários, como escovação constante, uso de fio dental e enxaguante bucal.
Abaixo falaremos sobre algumas dicas de como garantir uma boa higiene bucal no cotidiano e que pode ser estendida para crianças, adolescentes, adultos e também idosos.
O processo de higienização
O processo de higienização deve começar pela escovação sendo feita no mínimo três vezes ao dia.
Para uma limpeza mais profunda e eficiente é necessário o uso de cremes dentais com flúor. A única medida proibitiva é a restrição do flúor às crianças, para evitar a fluorose dental.
A boca deve ser escovada como um todo, com escovas de cerdas macias. É importante que se limpe a língua também, com uma parte da escova conhecida como raspadora. Esse processo retira a camada branca do local, diminuindo bactérias e evitando o mau hálito.
Depois de feita a escovação é preciso enxaguar a boca e lavar a escova com água corrente. Para finalizar é necessário usar um enxaguante bucal sem álcool para evitar danos ao esmalte dos dentes, bem como realizar o uso do fio dental.
Também é muito importante que qualquer intervenção odontológica, tanto no quesito estético, como no estrutural, tenha avaliação e acompanhamento profissional, havendo direito de escolha pelo paciente, conforme as devidas orientações.
A lente de contato dental, por exemplo, pode ser almejada pelo paciente, mas apesar de ser altamente tecnológica, é mais voltada para correções estéticas.
Assim, ao aliar o desejo do paciente com o quadro identificado pelo profissional para tratamentos, a colocação da lente pode ser realizada com mais segurança para ampliar o alinhamento dental e qualidade de vida do paciente.
Por isso, cuide dos dentes cotidianamente, tenha uma boa alimentação, e isso evitará o aparecimento de doenças bucais e cardiovasculares.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Comentários 1