O que acontece, ao mesmo tempo, com boa parte do coletivo?
Desde o início da pandemia, em março de 2020, é possível observar que as pessoas reagem de forma semelhante no contexto coletivo
Primeiro, vem a #Surpresa
“Ninguém esperava”, muito embora desde o início do ano já se falava diariamente no Jornal Nacional e outros canais de Tv sobre as Mortes em Wuhan na China, mas apesar do mundo estar super globalizado muitas pessoas tinham a ingênua esperança de que o vírus não seria levado para toda parte do Mundo.
Depois, vem a #ansiedade, envolvendo medo de ficar doente, perder o emprego, ou ambos. A luta pela sobrevivência física e financeira, mil coisas passando pela cabeça, nervos à flor da pele para todos. E aquele questionamento:
“como será o amanhã?”
Depois de um tempo, quando o pior já passou, vem o #tédio
“Não aguento mais aula online, home office, usar máscara de proteção , álcool gel , chegar em casa sem nem dar um Oi e já ir direto para a lavanderia retirando as roupas e colocando-as para lavar.
A fase da negação da Pandemia
Depois do tédio, vem a descarga da tensão. A pandemia ainda existe, menos grave, porém é ignorada para permitir descarregar a tensão. É onde ocorre a negação da pandemia, onde muitos acham que houve exagero, as brigas políticas nas Redes Sociais a mil por hora, aos poucos vem as notícias de familiares de amigos mortos, e muitos desses amigos ” omitem” a causa mortis por acharem que escondendo a doença será menos letal.E muitas pessoas pensam da seguinte maneira:
Recordes de pessoas na praia durante a pandemia.
Conversando com um amigo empresário que tem 2 Ateliês de Costuras em São Paulo , ele me disse que nunca zombou da doença. Pelo contrário, tinha muito medo por ele e a família, as costureiras, os parentes. Entretanto, ele me disse que se sentia até um pouco ” hipócrita” uma vez que muitas mulheres começaram a procurar por costureira que ajuste biquíni , e ele me confessou que nunca fizeram tantas reformas em biquínis como de setembro até dezembro de 2021. Ou seja, o pessoal esqueceu da pandemia e foi pra praia. Ele ainda faz um adendo que cobra em média a partir de 50 reais para ajustar calcinha de biquíni, portanto o público dele é de 80% mulheres que frequentam o Litoral Norte de São Paulo, Nordeste etc.
Falando nisso, está precisando de biquíni? Conheça a loja online de biquínis da Amazona Beachwear, com entrega rápida para todo o Brasil.
Depois de descarregar a tensão, festejar e aglomerar, a pandemia volta com força. Sabem qual o próximo ciclo? A Surpresa ! Existe a surpresa em ver que voltou muito pior e que foi rápido.
“Como assim está este caos em Manaus? UTIs lotadas?” Cadê os Hospitais de campanhas da COvid? E aí muitos negacionistas começam a pesquisar notícias, muitas delas fake news , para justificarem seus desmandos. E o que não faltam são fake news.
Superfaturamento em respiradores, oxigênios e outros.
Infelizmente aqui é Brasil, e muita gente suja se aproveitou da pandemia para desviar dinheiro, e algumas dessas pessoas foram presas e tomara que todas as outras venham a ser.
Depois da surpresa, vem de novo a Ansiedade
“Vai fechar tudo outra vez! Vai ter Enem? Volta as aulas? E a vacina? Quando vou ser vacinado?
É a realimentação do ciclo. E agora?
Agora tem de segurar a ansiedade até o pior passar e as pessoas estarem saturadas disto tudo.
Butantan do Governador João Dória ou Anvisa do Presidente Bolsonaro ?
O Estado de São Paulo começou hoje, dia 17.01.2021 a vacinação contra a Covid 19 através do instituto Butantan e a primeira voluntária escolhida foi uma enfermeira do Instituto Emílio Ribas. A cena foi linda, e muitas pessoas imediatamente nas Redes Sociais postaram que chegaram a chorar pois não aguentam mais tudo isso.
Ninguém aguenta ver a Guerra Política entre o Presidente Bolsonaro e o Governador João Dória , enquanto mais de mil pessoas morrem por dia. Tomara que liberem as vacinas produzidas no Instituto butantan o quanto antes e logo menos todos possamos voltar a uma vida mais normal, e com algum aprendizado eficaz, pois se depois disso tudo nós não aprendermos alguma coisa, realmente o mundo está em maus lençóis.
Hoje foi um dia marcante para todos nós com a aplicação da primeira vacina contra a Covid 19 e esperamos que até o final de janeiro tenhamos vacinado 6 milhões de pessoas , e que autorizem as outras várias vacinas que certamente o Instituto Butantan tem em estoque e em produção.
Comentários 1