Se um negócio não está na Internet, ele, basicamente, não aparece para boa parte do público-alvo relevante. Muitas marcas até investem muito dinheiro em sites e perfis nas redes sociais com o intuito de marcar presença – mesmo que bem estruturados e desenvolvidos – mas permanecem escondidas e gerando poucas vendas online.
A busca orgânica, que é gratuita e, de certa forma, espontânea, não vai pode ser a única forma, e, muitas vezes, não será a melhor para gerar vendas diretas, funcionando mais para ações de longo prazo e branding.
Sendo assim, quem tem metas agressivas precisa também investir em mídia paga na Internet.
Portanto, dentro desse contexto, a mídia paga na Internet é um item primordial para o crescimento de qualquer negócio, seja ele físico ou virtual.
Tendo isso em mente, precisamos esclarecer: afinal de contas, o que é mídia paga na Internet?
Pagar para ser visto: um grande investimento
A mídia paga na Internet é semelhante à publicidade como a conhecemos, em que se investe em um local tenha uma audiência como rádio, TV ou até mesmo em meios impressos, como classificados de jornais ou panfletos a fim de transmitir uma mensagem e alcançar um público-alvo, com algum objetivo, porém neste caso, a publicidade surge online.
No caso da Internet, a mídia paga surge em vários formatos (vídeo, banner, anúncio em imagem ou texto etc.) e é propagada em mecanismos de busca, blogs, redes sociais, entre outros, sendo parte de uma estratégia de marketing que pode ter relação com o funil de vendas ou apenas para reforçar a consideração pela marca no futuro.
Existem tipos diversos de Mídia paga na Internet
Anúncios pagos de mídia social: caso em que os conteúdos são promovidos em redes sociais, sendo distribuídos a partir de dados demográficos como idade, localização e gênero e dados de interesses, entre outros, para que a empresa seja vista pelo público determinado dentro daquele local.
Marketing de mecanismo de pesquisa: trata-se de destaques que aparecem nos buscadores e o anunciante é cobrado quando um usuário clica nele. Esses anúncios estão presentes no Google, Bing, Yahoo, OLX, Mercado Livre e milhares de outros buscadores, sempre nos primeiros resultados.
Neste tipo de mídia paga, a empresa é cobrada por um sistema de custo por cada clique gerado.
Anúncios gráficos em portais: nestes casos, os anúncios aparecem em sites e blogs em espaços de grande destaque durante a navegação do usuário, ou até mesmo no meio do conteúdo, através de imagens, textos ou vídeos para atrair a atenção do usuário.
Esse tipo de mídia paga é um dos mais tradicionais, principalmente para quem quer abordar usuários de uma determinada região. Nós temos este tipo de anúncio aqui no Sorocaba em foco para quem deseja aparecer em destaque para os moradores da região.
Geralmente, eles são bastante acessíveis com base no custo por exibições e representam uma excelente maneira de aumentar o reconhecimento e o reconhecimento da marca.
A sua empresa precisa de mídia paga na Internet
Um dos pontos fortes da mídia paga na Internet é que, através dela, se consegue expor diferentes usuários a uma marca de formas diferentes e envolventes, abrindo portas que, em outras situações, poderiam estar fechadas.
Sendo assim, a mídia paga ainda pode funcionar em conjunto com a mídia própria para ajudar um negócio a crescer no mundo online.
Além disso, a mídia paga na Internet:
- É uma forma rápida de direcionar o tráfego, sendo exibido o anúncio para um público certo, pré-selecionado, ampliando as chances de sucesso da campanha;
- Tem uma facilidade muito maior de se rastrear os resultados do que no conteúdo orgânico, fornecendo estatísticas de alcance, impressões, cliques e leads recebidos;
- Pode ser exibida uma oferta justamente no momento da decisão de compra, aumentando as chances de efetivar novos negócios;
- Costuma ser muito mais acessível do que outras formas de publicidade paga tradicional, dependendo claro, dos números pretendidos por cada empresa.
Seja um novo empreendimento ou algum já bem estabelecido, a oportunidade de divulgar sua marca o mais amplamente possível deve ser a meta principal e, a partir daí, é necessário que o empresário entenda que um banner, um post patrocinado ou um anúncio na primeira página do Google pode vir a ser o contato inicial que levará a conquista de um novo cliente.
Boas campanhas nos canais certos podem trazer resultados excelentes. Cada empresa precisa estar onde seu público precisa dela e, consequentemente, será visto por ele.
Comentários 1