Se você navega na internet com frequência, já deve ter se perguntado o que é streaming. Afinal de contas, boa parte do conteúdo distribuído hoje nas redes está sendo oferecido nesse modelo. Mas o que significa fazer uma assinatura Deezer, Spotify ou Netflix? Neste artigo vamos responder!
Por aqui, vamos explicar do que se trata e como funciona. Além de mostrar as vantagens desse tipo de serviço e algumas opções que estão disponíveis no país. Continue lendo e confira!
O que é streaming?
O streaming é uma forma de distribuição de dados pela internet, por meio da qual o usuário pode consumir conteúdo de áudio e vídeo sem precisar baixá-lo.
Assim, o filme, série ou música não ocupa espaço no seu celular e pode ser consumido na hora em que você quiser.
Mesmo assim, muitas plataformas oferecem também a possibilidade de baixar os conteúdos para assistir ou ouvir em momentos que você estiver sem acesso a internet, como em viagens. Mas esse material só pode ser acessado dentro do próprio aplicativo, seja no celular ou computadores. Portanto, continua sendo diferente dos outros downloads.
Além disso, as ferramentas de streaming podem ser gratuitas ou pagas. Algumas oferecem até mesmo as duas versões, com limitações para os usuários que não pagam nada, como não poder pular faixas ou baixar conteúdos para consumo offline.
Qual é a diferença entre plataforma de streaming e TV on Demand?
Uma dúvida comum entre quem se pergunta o que é streaming é se esse serviço é o mesmo que conteúdo on demand.
A resposta, nesse caso, é não. Os sistemas On Demand são ferramentas oferecidas pelas operadoras de TV a cabo ou emissoras de televisão, que permitem aos usuários assistirem seus programas favoritos daquele determinado canal quando preferirem. Sem precisarem esperar pela programação da TV.
Nesse sentido, a tecnologia utilizada é bastante parecida. Mas a forma de contratação e o modelo de serviço são diferentes. Então não podemos considerar que sejam exatamente a mesma coisa ainda.
Porém, a tendência é que cada vez mais esses dois formatos sofram uma fusão. Isso porque o número de usuários de streaming no Brasil já ultrapassou a TV a cabo. Então há um forte movimento de canais e operadoras da TV fechada buscando alternativas online também para seus clientes.
Quais são as vantagens do streaming?
Agora que você já viu o que é streaming, deve estar se perguntando quais são as vantagens desse serviço em comparação com as demais formas de consumir conteúdo.
Em primeiro lugar, o streaming é bem mais fácil e prático do que outras tecnologias. Você não precisa baixar suas músicas ou filmes, esperar que terminem o download e depois escolher um programa para tocá-los.
Basta dar play e o conteúdo começa imediatamente ou apenas alguns segundos depois, dependendo da sua conexão de internet.
Da mesma forma, o streaming é uma ótima ferramenta para quem cansou de gastar armazenamento no celular ou computador. Afinal, você só baixa os conteúdos se quiser (e se for útil de alguma maneira para o seu dia a dia).
Além disso, tem acesso a uma infinidade de obras. Muitas delas produzidas com exclusividade para a plataforma. Então não falta material interessante para consumir. Até porque o algoritmo está sempre sugerindo novas opções, com base no que você já viu ou ouviu.
Por fim, uma das principais vantagens do streaming é que há plataformas para todos os gostos. A seguir, listamos algumas das mais populares que já chegaram ou estão chegando ao Brasil. Olha só!
Plataformas de música
Spotify
O Spotify, criado em 2008, é o streaming de música mais conhecido no país. Recentemente, além de álbuns de artistas conhecidos, a plataforma também passou a investir em podcasts exclusivos, com celebridades da internet e jornalistas renomados. Está disponível na versão gratuita, com anúncios, ou paga, sem interrupções.
Deezer
Também entre os streamings de música mais populares está o Deezer, lançado em 2007, que possui gratuidade e descontos para clientes de alguns planos Tim. Além disso, a plataforma oferece uma versão gratuita, mais limitada, e uma paga, com todas as funcionalidades liberadas.
Apple Music
A Apple demorou um pouco mais para chegar ao mercado de streaming, mas lançou em 2015 o Apple Music, uma plataforma que funciona semelhante às demais e roda, inclusive, em aparelhos Android. O ponto negativo, porém, é que o app não possui versão gratuita.
Plataformas de vídeo
Netflix
Entre as plataformas de streaming de vídeo, a Netflix se tornou a mais utilizada no Brasil, com mais de 16 milhões de usuários, mesmo sendo paga.
O serviço, que surgiu em 1997 como uma empresa de entrega de fitas pelo correio, soube aproveitar a transição para o digital e passou a oferecer as assinaturas em 2007. Desde então, expandiu sua atuação para o mundo todo e investiu também em produções originais. Assim, tornou-se líder de mercado no segmento.
Prime Video
Em 2006, a Amazon também percebeu que era hora de investir no mercado de streaming. Lançou inicialmente o Amazon Unbox, que mudou de nome algumas vezes até se tornar Prime Video. Mas o serviço só chegou ao Brasil em 2016. Desde então, ganhou milhares de usuários, principalmente pelo preço bem abaixo do praticado pelos concorrentes.
Além disso, o Prime também investe em conteúdo original, como filmes, séries, reality shows e documentários.