Campanha de Vacinação
A melhor maneira para evitar a transmissão do vírus do sarampo é a vacinação, juntamente a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.
A vacinação é a melhor maneira de se prevenir para não pegar a doença, foi estendida a vacinação contra sarampo as crianças de 6 meses a 11 meses, além das doses de rotina aquelas que toda criança toma nos primeiros meses de vida.
Todos as pessoas de 1 a 29 anos devem comprovar pelo menos duas doses de vacina e ter de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo.Para pessoas acima de 60 anos não é obrigatório apresentar comprovante de vacinação pois, em geral, tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes.
É muito importante que as pessoas que apresentem febre e manchas vermelhas no corpo associadas a sintomas respiratórios, procurem atendimento médico imediatamente e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema, até 4 dias após).
Até o dia 25/10 acontece a Campanha Nacional de Vacinação com objetivo principal é proteção contra o sarampo, voltada às crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).No dia 19/10 haverá mobilização nacional contra o sarampo.
Ja do dia 18/11 a 30/11 será realizada a vacinação em adultos e jovens, não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A mobilização para essas pessoas sera no dia 30/11.