A pandemia originada pelo coronavírus trouxe ao mundo muitas mudanças. Era impensável há uns meses atrás imaginar que iríamos ser obrigados a ficar em casa para travar um vírus desconhecido. O confinamento que se iniciou em todos os países do mundo, fez com que fosse possível dar mais atenção a coisas que até agora eram pouco importantes.
Passar mais tempo em casa permitiu usufruir mais tempo da comodidade do nosso lar, e talvez por isso sentimos falta de certas coisas. Talvez a partir daqui iremos começar a ser mais exigentes.
Todos os setores estão sendo prejudicados pela pandemia, e o setor imobiliário também. De acordo com alguns estudos.
É muito provável que os hábitos de procura e compra de imóveis possam mudar. Saiba porquê.
Novas exigências ao ser escolhido um imóvel
Um espaço para teletrabalho
O teletrabalho tem sido das coisas mais evidentes desde o início da pandemia. De facto a economia não pode parar, e esta é a forma de dar seguimento às atividades.
A pandemia obrigou as empresas a trabalharem desde casa. No entanto, nem todo o mundo tem um escritório ou um espaço que sirva apenas para trabalhar. A maioria das casas não estavam preparadas e é normal que nesse momento os clientes passem a procurar uma casa com um espaço destinado ao teletrabalho. Saiba como economizar na luz se trabalha em casa.
Imóveis com espaços ao ar livre
A proibição de sair e casa fez com que houvesse mais necessidade de contatar com o exterior. Agora, e devido ao cenário de incerteza, é cada vez mais importante que os imóveis contem com um espaço ao ar livre tais como jardins, terraços e outros.
Eficiência energética
Estar mais tempo em casa significa que iremos gastar o nosso consumo de energia. Hoje em dia os imóveis já contam com uma certificação ao nível da energia. É um documento que indica a categoria energética dos eletrodomésticos e da própria instalação elétrica, para que se possa economizar cada vez mais energia.
Quartos maiores e com mais espaço
É importante manter o bem estar físico durante o confinamento. No entanto, nem sempre temos espaço suficiente para a nossa atividade física. Por isso, ter um quarto maior possibilidade ter uma pequena academia por perto.
Também se prevê que se opte por cozinhas mais amplas e funcionais a nível de armazenamento e preparação de alimentos.
Mais visitas virtuais
Os agentes imobiliários já o faziam, mas a tendência é aumentar. As visitas 3D permitem que o comprador possa fazer um “tour” pelo imóvel, sem sair de casa, e ter uma ideia mais real de como ela é.
A chegada do covid-19 tem vindo a mudar o mundo tal como o conhecermos, e o setor imobiliário não escapou a essa mudança. e por isso, além dos aspetos mencionados, é possível que cheguem mais mudanças e mais oportunidades também.
Provavelmente o setor do imobiliário é um dos mais afetados nesse momento, e o covid-19 veio para causar mudanças em todos os setores.
É possível que cheguem mais mudanças e mais oportunidades também.