Os ônibus do transporte coletivo urbano da região de Sorocaba paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (23). Segundo informou Sindicato dos Rodoviários, a decisão foi por conta do agravamento do quadro de propagação do coronavírus.
OS ônibus intermunicipais e o rodoviário também pararam em outas 43 cidades. O transporte coletivo em Sorocaba não irão circular por 15 dias, prazo que pode se estender dependendo do cenário.
Os ônibus comecaram a parar de circular por volta das 11h00. Após chegarem ao ponto final, os motoristas estão sendo orientados pelo sindicato (que esta nos terminais) a recolhetem os ônibus para às garagens das empresas e irem direto para casa, permanecendo em isolamento.
Casos com ecessão
Empresas do transporte coletivo urbano irão manter um plantão para atender ao transporte especial de passageiros, para manter atividades médicas hospitalares.
Os setores de fretamento e de cargas, não irão paralizar suas atividades. Porque os trabalhadores tem que ser transportados até as empresas que irão produzir, em especial, equipamentos e remédios para combater o coronavirus
Transporte de cargas porque é preciso abastecer as cidades com alimentos, remédios, água e combustíveis e manter a devida coleta de resíduos residenciais, hospitalares e industriais na cidade.
O sindicato reforçou também para as empresas liberarem os trabalhadores que fazem parte do grupo de risco, ou seja, trabalhadores a partir de 60 anos e com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hipertensos e diabéticos, além daqueles que estiverem com qualquer sintoma de gripe.