Quando fazemos uma viagem internacional, normalmente queremos relaxar, fazer passeios, aproveitar atrações, conhecer novas culturas e visitar pontos turísticos, não é verdade?
Porém, como tudo na vida, problemas e imprevistos podem acontecer.
Por isso, ter alguns cuidados em relação à segurança é um aspecto fundamental para a sua viagem internacional.
Assim, você diminui os riscos e as chances de ter problemas no exterior.
E para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje sete dicas (+bônus) para que a sua viagem ao exterior seja a mais segura, tranquila e agradável possível. Veja!
Viagem internacional: 7 dicas essenciais de segurança
Dica 1: informe-se sobre o destino
A primeira dica de segurança para a sua viagem internacional é: informe-se ao máximo sobre o destino.
Isso porque, assim você chegará ao país mais preparado e ciente de onde tem que ir, quais lugares é melhor evitar e quais cuidados deve ter.
Você sabia, por exemplo, que no metrô de Paris, há furtos frequentes? E que em Barcelona, na Espanha, há um grande número de “batedores de carteira”?
Geralmente, na maioria dos destinos, há certas regiões e determinados horários que são mais arriscados do que outros. Portanto, não dê bobeira, informe-se sobre isso antes de viajar.
Dica 2: contrate um seguro viagem
Como dissemos no início do artigo, problemas e imprevistos podem acontecer em sua viagem internacional. E caso você não tenha um bom seguro viagem para garantir certas coberturas, você pode ter uma grande dor de cabeça depois.
Por exemplo, se a sua mala for extraviada ou se você precisar ir a um médico no exterior, você é quem terá que arcar com o prejuízo e com os custos que, normalmente, não são baixos (veja depois na internet quanto custa uma consulta nos Estados Unidos e na Europa).
Agora, se você tiver um seguro, ele poderá cobrir as suas despesas referentes a estas e outras situações, o que, claro, alivia o seu bolso e gera mais tranquilidade para a sua viagem.
Portanto, não viaje ao exterior sem antes contratar um bom seguro viagem, ok?
Dica 3: faça cópias de documentos
Ao fazer uma viagem internacional, você precisa de um passaporte e, dependendo do destino, de outros documentos também, como um visto e um certificado de vacinação e profilaxia.
Por isso, para não ter dor de cabeça depois em relação a estes itens em caso de uma adversidade, faça cópias de toda a sua documentação.
Tenha cópias impressas e digitais, por exemplo, em seu e-mail ou na nuvem.
Já pensou se você perde um desses documentos, ou ainda, se é roubado? Ninguém quer que isso aconteça, claro, mas você precisa estar preparado para qualquer eventualidade.
Dica 4: não confie em estranhos
Assim como há golpistas e pessoas com más intenções aqui no Brasil, pode ser que você se depare com alguém assim no exterior.
Por isso, fique sempre atento e não confie em estranhos. E isso vale tanto para quando você estiver no destino quanto estiver no aeroporto.
Dica 5: tenha cuidado com seu dinheiro
Em diversos destinos turísticos, o dinheiro em espécie é bastante visado por ladrões. Por isso, quando for passear e conhecer uma região, uma atração, etc. tenha muito cuidado com o seu dinheiro.
Não leve grandes quantias quando sair, opte em alguns casos pelo cartão e coloque o dinheiro em um local seguro, como uma doleira. Ou ainda, coloque um pouco em cada bolso da frente.
Nunca deixe todo o seu dinheiro em apenas um lugar e nem no bolso de trás da calça ou da bermuda.
Além disso, quando for usar o dinheiro em espécie, seja discreto e, ao receber notas de troco, veja se não são falsas – infelizmente, dependendo do lugar, isso pode acontecer.
Dica 6: escolha uma hospedagem que fique bem localizada
Todo destino possui regiões mais seguras do que outras. Por isso, na hora de escolher uma hospedagem, não deixe de avaliar a localização dela e os comentários de pessoas que já ficaram no local.
Dica 7: tenha cuidado com a bagagem e a mochila
Tanto no aeroporto quanto no destino, é de suma importância que você tenha muito cuidado com a sua bagagem e a sua mochila.
Por isso, não tire o olho delas, mantenha-as sempre por perto em todo lugar que for e coloque cadeados/abraçadeiras para garantir mais segurança.
Além disso, guarde seus pertences com sabedoria, não os deixe em lugares de fácil acesso, utilize a mochila na frente e, quando for fechá-la, não deixe o zíper na parte de cima, coloque-o sempre para um determinado lado.
E, tanto dentro quanto fora da sua bagagem e mochila, coloque uma etiqueta de identificação com seu nome, e-mail e telefone.
Dica bônus: estacionamento
Para finalizar, separamos uma dica de segurança para o dia da sua viagem.
Se você optar por ir com seu até o aeroporto, é de suma importância que, com uma certa antecedência, você reserve uma vaga em um estacionamento para deixá-lo, afinal, a rua definitivamente não é a melhor opção.
Portanto, se você é de São Paulo, por exemplo, “dê um Google” e procure por um estacionamento aeroporto Guarulhos. Você verá que existem boas opções, inclusive, mais em conta que o estacionamento interno do aeroporto.
E então, pronto para fazer uma viagem internacional mais tranquila e segura? Esperamos que as dicas apresentadas ao longo deste artigo tenham lhe ajudado.
Comentários 1