Saiba que hábitos podem evitar que os efeitos do frio prejudiquem a sua beleza.
Quando o tempo esfria, transpiramos menos e a umidade do ar também costuma ser menor, o que pode fazer com que a nossa pele fique mais seca, sensível e propensa a lesões e alergias. Por isso, durante o inverno precisamos redobrar os cuidados que já temos com a nossa pele e, se possível, adotar alguns extras.
Alguns deles são básicos, como hidratação e filtro solar. Mas outros são menos óbvios. Você já parou para pensar que usar autobronzeador, por exemplo, também pode ser uma forma de cuidado? Afinal, manter o bom aspecto faz parte da atenção com a sua cútis.
Para te ajudar a passar por essa estação com a pele mais bonita, fizemos uma lista com dicas para prevenir os principais problemas. Se for preciso, coloque lembretes no espelho para não esquecer de nenhuma.
Cuidado com a temperatura do chuveiro
Todo mundo gosta de tomar aquela chuveirada quentinha quando está frio. O problema é que água quente demais pode agredir a pele e deixá-la ainda mais sensível, pois pode retirar a camada de proteção natural que temos, favorecendo o ressecamento. Mas calma! Isso não quer dizer que você deva tomar banho frio. Só preste atenção na hora de regular para que a água seja morna, sem exageros. E, se possível, não tome banhos muito longos.
Reforce o uso de hidratantes
Hidratar a pele com um tipo de creme adequado à sua pele é essencial para manter o bom aspecto dela em qualquer estação do ano. No entanto, no inverno vale reforçar esse cuidado, incluindo o rosto, os pés e os lábios. Algumas linhas possuem produtos específicos para uma hidratação mais intensiva no inverno. Desde que você preste atenção na indicação para o seu tipo de pele, pode ser uma boa ideia investir neles.
Aproveite o vapor do banheiro
Essa é uma informação que pouca gente sabe, mas usar o hidratante logo após sair do banho, aproveitando o vapor quentinho do banheiro, pode dar um up na hidratação. O motivo é: a temperatura ajuda na penetração do creme.
Não esqueça de tomar água
Quando está calor, sentimos mais sede. Mas nosso corpo não deixa de precisar de água só porque está frio. Se necessário, coloque lembretes para não esquecer de tomar água, pois esse hábito também tem tudo a ver com a hidratação da sua pele. A indicação é de pelo menos dois litros por dia.
Mantenha a alimentação saudável
Muita gente diz que sente mais fome no frio e pode ser tentador comer pratos mais gordurosos, com a desculpa de que são quentinhos. No entanto, a dica é manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e hortaliças. As sopas são quentinhas e ainda ajudam na saúde da sua pele.
Algumas substâncias presentes nos alimentos, inclusive, ajudam a reforçar a proteção. É o caso das isoflavonas (presentes na soja) e da vitamina E e do selênio, presentes em castanhas e amêndoas. Um pouco de chocolate amargo também pode fazer bem, já que tem flavonóides, que são antioxidantes.
Considere usar um autobronzeador
É mais difícil tomar sol no inverno, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que você precise ficar com a pele pálida ou com aspecto amarelado. Os produtos autobronzeadores são ótimos para te deixar mais bonita e ainda costumam vir com um reforço de hidratação, que é muito bem-vindo.
Passe protetor solar
Os raios UVA, que aceleram o processo de envelhecimento da pele, continuam no inverno, mesmo que a sensação de calor do sol seja menor por conta da diminuição dos raios UVB. Por isso, não deixe de passar protetor solar. Esse produto ainda é uma proteção a mais contra os efeitos do vento frio.