Um veículo geralmente é um bem que todos sonham em ter. Porém, mais do que tê-lo, é preciso estar atento à manutenção do carro para prolongar ao máximo o tempo de vida útil do seu veículo.
Para que isso aconteça, alguns cuidados são importantes. E a maioria das pessoas acredita que basta uma manutenção em alguns meses e uma lavagem toda semana. Mas, não.
É por isso que separamos aqui neste artigo as melhores dicas de manutenção do carro para conservar o seu veículo. Mais do que isso, te mostraremos maneiras simples de fazer isso diariamente. Confira!
Como fazer a manutenção diária do seu carro?
Quando o assunto é cuidado de algo, não se pode vacilar. E com o próprio carro é a mesma coisa. Todos os dias algumas práticas são importantes. E é sobre algumas delas que falaremos agora.
Nível do óleo
A função do óleo de motor é a de lubrificar. Em outras palavras, o óleo fica entre as peças durante o funcionamento do carro, isso faz com que as peças não entrem em atrito. Ou seja, o desgaste é menor e a duração de cada uma delas, maior.
Na hora da troca do óleo, o mais indicado é procurar um profissional especializado. Mas, ao menos dia sim, dia não, você pode conferir o nível do óleo do carro para garantir que ele esteja sempre na medida adequada e também que não esteja queimado.
Pneus e rodas
Uma parte fundamental de um veículo são os pneus e as rodas. Por essa razão, você precisa sempre dar muita atenção ao estado em que se encontram esses elementos na manutenção do carro. Pense no seguinte:
- As rodas não podem estar danificadas;
- Elas precisam estar completamente alinhadas com a direção do volante e com a circunferência perfeitamente feita;
- Os pneus não podem estar carecas;
- Sempre consulte a validade recomendada pelo fabricante ou por um profissional de mecânica. Pois isso diz muito da aderência que cada estado do pneu terá na pista.
Lembre-se que isso não se trata apenas conservar o seu carro. Mas, principalmente, da segurança que isso dará quando for dirigir.
Bateria
A bateria é basicamente a alma do carro, afinal, é ela que dá força para ele conseguir funcionar. Por isso, a primeira coisa que deve fazer é consultar o manual ou o próprio fabricante da bateria para saber quando incluí-la na manutenção do carro.
Contudo, o mais indicado é acompanhar as orientações de um profissional. Então, sempre que for necessário a troca, leve o veículo para uma revisão com um profissional especializado no assunto.
Freios
Como você já deve imaginar, o freio é um dos recursos mais importantes na condução do seu carro. E com isso queremos dizer que o sistema de freio precisa sempre estar em dia para uma maior segurança.
Todos os dias perceba como está funcionando esse sistema tão importante quando estiver dirigindo. Se ouvir um barulho parecido com um apito, provavelmente são as pastilhas do freio que precisam de uma atenção.
Água no radiador
A água no radiador precisa ser conferida ao menos uma vez por semana. O indicado é que o nível da água esteja sempre entre as marcações de mínimo e máximo no reservatório do carro.
Outra sugestão muito importante é misturar alguns aditivos junto a essa água. Isso fará com que a qualidade aumente ainda mais. Mas, é bom consultar um profissional para determinar a dosagem certa.
Amortecedores
Um elemento do carro que nem todos dão tanta atenção é ao sistema de amortecimento. Contudo, saiba de uma vez por todas que também os amortecedores possuem um prazo de validade.
O desgaste tanto das molas, quanto dos amortecedores deve ser acompanhado sempre. Geralmente, essa avaliação é realizada durante a revisão de manutenção do carro. Portanto, certifique-se de que essa parte foi avaliada quando pegar de volta o seu veículo.
Conclusão
O cuidado de um carro deve ser sempre um exercício diário. Todos os dias, desde o primeiro giro na chave, é preciso ter consciência de que o seu veículo possui necessidades de manutenção constantes.
Entenda que o tratamento que oferece ao seu veículo é o que fará com que ele se desenvolva de uma maneira melhor ou pior. Portanto, não dê bobeira com a manutenção do seu carro!