Saiba quais as principais dicas de SEO para pequenas empresas, a fim de realizar análises assertivas e melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca!
Não adianta investir tempo e dinheiro para construir um site bonito se seus clientes não conseguem encontrá-lo. Mas como fazer seu site se destacar no oceano de conteúdo da Internet?
A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é como você ajuda os clientes a encontrar seu site quando pesquisam no Google, Bing e Yahoo. Ao construir seu site da maneira certa e otimizar suas palavras-chave, você direciona mais tráfego para sua página e gerará mais vendas.
Você pode contratar uma agência de SEO para trabalhar em seu projeto, mas é importante que também tenha em mente o conceito e os principais fatores avaliados nesse tipo de estratégia de posicionamento de sites.
10 Dicas de SEO para pequenas empresas
Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nas pesquisas online.
1. Encontre as palavras-chave certas
Pense nas palavras que seus clientes provavelmente usarão ao procurar seus produtos ou serviços na web. Se você está vendendo eletrodomésticos, por exemplo, é mais provável que seus clientes usem uma palavra formal como geladeira ou uma gíria como geladeira?
Faça uma lista de 20 a 50 palavras-chave e vá para o Google Ads. Depois de criar uma conta, caso ainda não o tenha feito, você pode validar se as palavras-chave escolhidas são usadas com frequência em pesquisas on-line.
Você também pode usar um produto do Google Ads chamado Keyword Tool para encontrar mais palavras-chave para criar sua lista.
Use suas palavras-chave em cada uma das páginas do seu site para ajudá-las a ter uma classificação mais alta quando clientes em potencial pesquisarem usando essas palavras-chave.
Comece usando palavras-chave no URL – o endereço que aparece no navegador da Internet para cada uma das páginas do seu site. Inclua-os também em seus títulos, bem como em suas descrições de metadados (o breve texto que informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que é seu conteúdo).
2. Concentre-se em suas ofertas exclusivas
Lembre-se de que você está competindo com outras empresas pela atenção on-line de clientes em potencial. Para se destacar nas pesquisas na web para o seu setor, procure palavras que correspondam aos seus diferenciais de mercado, como suas ofertas exclusivas ou localização geográfica.
A concorrência também é forte para palavras-chave que você compra como parte de uma campanha de pagamento por clique, em que um anúncio de sua empresa aparece acima ou ao lado dos resultados de pesquisa gratuitos.
Você paga à empresa de mecanismo de pesquisa cada vez que seu link é clicado. Novamente, você terá que se concentrar em palavras-chave de nicho se não tiver um grande orçamento.
3. Não sobrecarregue seu site com palavras-chave
Como declaram as diretrizes para webmasters do Google: “Faça páginas principalmente para usuários, não para mecanismos de pesquisa”.
Se você está apenas espalhando palavras-chave por todo o seu conteúdo, corre o risco de distorcer o significado e irritar os leitores, então não exagere. Sua prioridade deve ser tornar o texto claro e fácil de ler.
4. Crie links para seu site
Quanto mais sites tiverem links para o seu site, maior será sua classificação nas pesquisas. Peça aos proprietários de sites relacionados para colocar um link para seu site. Ofereça-se para levar um link para eles em troca de um link para o seu.
Concentre-se na qualidade dos links. Um link direcionando para o seu site a partir de uma câmara de comércio ou site de uma universidade o ajudará mais do que uma dúzia de links de blogs obscuros.
5. Publique conteúdo de alta qualidade e muito
A principal missão dos mecanismos de pesquisa é ajudar as pessoas a encontrar respostas para suas perguntas. Portanto, sua melhor estratégia para obter muito tráfego é criar conteúdo atraente – artigos, vídeos e fotos – que forneça informações de qualidade aos seus leitores. Certifique-se de atualizar seu conteúdo com frequência para que ele permaneça relevante.
Uma boa estratégia de conteúdo também o posicionará como um líder de pensamento em seu campo.
6. Torne-se social
A mídia social é uma grande aliada em sua estratégia de SEO porque as pessoas também usam plataformas de mídia social como mecanismos de pesquisa. Eles costumam procurar empresas ou produtos usando a função de pesquisa do Facebook, por exemplo.
O perfil de mídia social da sua empresa também será classificado nos resultados da pesquisa quando as pessoas pesquisarem sua empresa ou os termos relacionados.
7. Certifique-se de que seu site seja fácil de usar
Tenha um site limpo e fácil de navegar. Certifique-se de que esteja imediatamente claro para os visitantes quem você é e o que está oferecendo.
Use muitos títulos para melhorar a legibilidade e coloque suas palavras-chave nos títulos. Os títulos se destacam para os mecanismos de pesquisa e o ajudarão a ter uma classificação mais alta.
A velocidade do site também é importante para SEO. A última coisa que você quer fazer é incomodar seus visitantes com um site lento.
Finalmente, você deve certificar-se de que seu site está otimizado para plataformas móveis. Os mecanismos de pesquisa agora penalizam sites que não são facilmente exibidos em um smartphone.
8. Medir resultados
Ferramentas gratuitas e de baixo custo, como Moz, SpyFu.com, SEMRush.com e Google Analytics, fornecem mais informações sobre o desempenho de SEO do seu site e informam mais sobre seus visitantes – como eles encontraram seu site (mecanismo de pesquisa, site de referência, etc.), sua localização geográfica e quanto tempo permaneceram em cada página.
Esta postagem do blog tem mais informações sobre como analisar seus dados para otimizar seu desempenho de SEO. E se você quiser entender mais sobre a importância da análise de sites e as etapas envolvidas para concluir uma por conta própria, consulte Como conduzir uma análise de sites.
9. Seja paciente
Monitore os resultados desde o primeiro dia, mas não espere resultados rápidos. Normalmente, leva alguns meses para subir significativamente nas classificações dos mecanismos de pesquisa.
Lembre-se também que o SEO está em constante mudança. O que funciona hoje pode não funcionar daqui a dois ou três anos. Continue trabalhando nisso e mantenha-se atualizado sobre as últimas mudanças que afetam as classificações.
10. Mire alto
A maioria de seus usuários não passará da primeira página de resultados de pesquisa. Uma boa posição significa aparecer nas duas primeiras páginas de resultados de pesquisa. Após a página três, quase ninguém verá sua página. Então mire alto!